Como o Reino Unido lidará com cripto após o Brexit: Expert Take
Em nosso Expert Takes, os líderes de opinião de dentro e fora da indústria cripto expressam seus pontos de vista, compartilham sua experiência e dão conselhos profissionais. O Expert Take abrange tudo, desde a tecnologia Blockchain e o financiamento da ICO até a adoção de tributação, regulamentação e criptomoeda por diferentes setores da economia.
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O Reino Unido e a União Europeia não conseguiram chegar a um acordo sobre um desacoplamento ordenado, que é um grande evento geopolítico e estratégico, com implicações globais. A incerteza sobre o resultado do referendo Brexit já começou a enfraquecer o crescimento no Reino Unido — que deverá piorar, com base em um briefing de gabinete altamente confidencial, com consequências econômicas nos demais países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse que a UE pode perder até 1,5 por cento do produto interno bruto de um Brexit “sem compromisso”, enquanto o Reino Unido sofrerá um impacto ainda maior — uma perda de 4 por cento da renda nacional.
A adesão à UE, incluindo o “Observatório e Fórum Blockchain da UE”, com o mercado de fintech da UE avaliado em US $ 6 bilhões, contribuiu para a prosperidade econômica do Reino Unido ”Tecnologias digitais como blockchain podem mudar o jogo para serviços financeiros e além”, explicou Mariya Gabriel, Comissária para a Economia e Sociedade Digital. Kay Swinburne, membro do Parlamento Europeu, concorda com a utilidade do blockchain, mas está convencida de que o setor de fintech de Londres pode garantir seu futuro sem o Fórum de Observatório Blockchain da UE e sem contar com uma equivalência para acesso mútuo aos mercados da UE após o país deixa o bloco comercial. Porque, o Reino Unido e seu território Gibraltar — o velho paraíso fiscal que se reposicionou como o novo local de cripto escolhido — já criaram iniciativas de tecnologia de moeda virtual e blockchain separadas como ferramentas estratégicas para o crescimento da renda e a competitividade nacional. O Reino Unido também negociou um acordo único para acesso ininterrupto ao sistema de satélites Galileo da UE, a fim de sustentar sua economia digital pós-Brexit.
David Coburn, o eurodeputado que previu a ocorrência do Brexit como resultado da iniciativa União dos Mercados de Capitais da UE, disse: “Estou ansioso pelo Brexit. A concorrência fiscal é saudável ”.
Brexit e iniciativas legislativas criptomoeda e blockchain da UE
Do ponto de vista do quadro jurídico, os ativos cripto — ao contrário dos instrumentos financeiros — não são muito harmonizados na UE nem são altamente regulamentados na maioria dos países membros da UE. As diferenças em sua abordagem à regulação de ativos cripto se devem às diferenças em seu arcabouço legal, as economias e as práticas institucionais das respectivas autoridades.
22 dos 28 estados-membros da UE — incluindo o Reino Unido — assinaram parceria de blockchain da UE para compartilhar experiências e trocar conhecimentos em áreas técnicas e regulatórias e se preparar para o lançamento de aplicações blockchain em toda a Europa em todo o Mercado Único Digital para o benefício dos setores público e privado. Croácia, Chipre, Dinamarca, Hungria, Itália e Roménia optaram por não participar.
A UE tem pressionado pela regulação da criptomoeda no nível europeu e até mesmo no G20, coordenado pela OCDE, deixando sua regulamentação fora do controle dos Estados membros. A UE também assumiu a liderança na proposta de um imposto digital à escala da UE antes da OCDE. Enquanto isso, as classificações de criptomoeda do estado membro da UE para imposto de renda e para fins de IVA, bem como sua tributação, variam muito de um estado para outro, com aplicações tributárias transnacionais, conforme detalhado nos tratados fiscais atuais, incerto. Essas múltiplas questões fiscais são agravadas pela implementação individualizada das leis de combate à lavagem de dinheiro (AML) da UE pelos Estados membros que provavelmente criarão barreiras às implementações de blockchain pan-europeias — como apontado por Carlos Torres, CEO do banco espanhol Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA), que, após emitir o primeiro empréstimo baseado em blockchain, alertou que a tecnologia blockchain “não está madura” e enfrenta grandes desafios, incluindo a “volatilidade das criptomoedas subjacentes” e possíveis problemas de compatibilidade com autoridades fiscais e financeiras. reguladores.
1. A União de Mercados de Capitais
A UE revelou o seu plano para uma União dos Mercados de Capitais e um mercado único para a inovação tecnológica nos serviços financeiros, com propostas legislativas ao nível da UE para permitir que o sector financeiro faça uso dos rápidos avanços nas novas tecnologias — incluindo na blockchain serviços de inteligência e nuvem — para reduzir o custo do financiamento e tornar o sistema financeiro mais integrado e resiliente no caso de outra crise financeira.
Petru Sorin Dandea, do Comité Econômico e Social Europeu, explicou que “as empresas de tecnologia financeira devem estar sujeitas às mesmas regras que o sector financeiro”. Ele acredita que o plano do Mercado Único Digital pode ser fundamental para aprofundar e ampliar os mercados de capital, integrando a digitalização, o que poderia servir de estímulo para as fintechs.
O Reino Unido tem sido líder na iniciativa CMU, mas agora, com o prazo final do Brexit, planeja implementar seus próprios regulamentos de cripto antes de 2019.
Os membros do Parlamento Europeu também aprovaram uma resolução blockchain no Comitê de Indústria, Pesquisa e Energia para que a UE continue sendo um centro global de fintech — operado em plataformas pan-europeias — pós Brexit, quando o maior centro financeiro da UE, Londres, deixa a união. Como Daniel Mareels, do CESE, explicou:
“É claro que, após o Brexit, a UE terá grandes centros financeiros, incluindo o Reino Unido e a Suíça, como vizinhos. Neste contexto, é importante que a UE consolide, integre e assegure que está numa posição forte. A criação da CMU e as recentes iniciativas em fintech e economia digital fazem parte desses objetivos ambiciosos.”
Sem dúvida, estes são tempos históricos para Londres, que está perdendo instituições financeiras para outros centros financeiros da UE diariamente. Na última década, Londres foi destaque no palco em dois grandes eventos. De 2007 a 2008, foi engolido pela crise financeira global. Os grandes bancos utilizaram a rede de paraísos fiscais offshore do Reino Unido na estruturação de títulos lastreados em hipotecas opacas que causaram a crise de crédito que causou estragos na economia mundial, ameaçando o colapso das maiores instituições financeiras do mundo e que foi curada pelo resgate e nacionalização dos bancos pelos governos. O Reino Unido liderou os resgates maciços com 850 bilhões de dólares necessários para salvar as instituições atingidas, que se tornaram alvo de ressentimento popular e escrutínio público. E desde junho de 2016, Londres tem sido forçada a lidar com um segundo grande desafio: gerenciar as dificuldades em curso levantadas pela decisão de deixar a UE. Uma decisão que colocou em risco o seu papel em negócios opacos e offshore em euro.
No entanto, para uma transição habilidosa do Brexit, Londres está forjando novas alianças com a Austrália, Brasil, Canadá, China, Israel, Rússia, África do Sul e Coreia do Sul — países que têm compromissos sólidos para a implementação do blockchain.
2. Antilavagem de dinheiro
A UE alterou sua quinta diretiva contra lavagem de dinheiro (AML) para as regras de divulgação de propriedade de bens e cripto em 19 de abril, mas esta emenda será transposta para as leis nacionais dos Estados membros de forma individualizada nos próximos 18 meses — em janeiro de 2020.
Vera Jourova, membro da Comissão Europeia responsável pela Justiça, Consumidores e Equidade de Gênero, em uma reunião do Comitê Especial sobre Crimes Financeiros, Evasão Fiscal e Evasão Fiscal (TAX3), explicou que “há uma falta de implementação de AML em 20 Estados-Membros, bem como uma cooperação muito fraca entre os estados membros na aplicação da AML.” Os bancos são livres para movimentar capital nos estados da UE e além, mas o controle da lavagem de dinheiro e outros crimes financeiros permanecem em grande parte uma competência nacional — um descompasso Isto dificulta os controlos transnacionais/transfronteiriços e cria riscos de estabilidade financeira. Alguns Estados-Membros apelam à criação de um novo organismo para combater o branqueamento de capitais a nível da UE, enquanto outros defendem a ideia de dar mais poder a um dos reguladores financeiros da UE, como a Autoridade Bancária Europeia (EBA).
O Reino Unido lançou um novo cão de guarda AML no início deste ano e indicou que, apesar do Brexit, pretende adotar a quinta diretriz de AML da UE que visa combater o terrorismo e a lavagem de dinheiro, em um movimento que pode desmascarar os beneficiários de milhares de Confidenciais secretos pela primeira vez. A directiva aplica-se apenas ao Reino Unido e não aos seus satélites. Os centros financeiros offshore afiliados ao Reino Unido serão deixados para decidir se devem ou não adotar algumas ou todas as medidas.
3. Anticompetição
A Comissão de Assuntos Econômicos e Monetários do Parlamento Europeu (ECON) vê os ativos criptográficos como um elemento indispensável da fintech européia, mas adverte contra o comportamento anticompetitivo dos bancos tradicionais, que é monitorado pela Comissão Antitruste da UE.
A Comissão Antitruste da UE também monitora o planejamento tributário agressivo — inclusive por empresas criptográficas – que distorce a competição dentro da UE. Ricardo Cardoso, porta-voz da pasta da comissária Margrethe Vestager, disse que a CE “não tem investigações em andamento sobre questões relacionadas à criptomoeda e nunca especularíamos sobre tais assuntos”. Em vez disso, o TAX3 foi criado, o que tem sido uma ameaça da empresa. UE para a rede do Reino Unido de paraísos fiscais offshore.
4. Imposto digital
Com uma solução a longo prazo de tributar as empresas digitais a serem adiadas para 2020 pela OCDE, a Comissão Europeia assumiu a liderança propondo um imposto digital à escala da UE à frente da OCDE — um nexo tributável novinho em folha — “presença digital” ou conceitos de estabelecimento permanente virtual, que não são abordados nos tratados tributários vigentes. Como Krister Andersson, do CESE, afirmou:
“Ao avaliar o nível efetivo de tributação do setor digital, o CESE salienta a necessidade de ter em conta as alterações nos códigos fiscais no futuro, devido à implementação contínua das regras da BEPS e, em particular, a considerar o aumento substancial do nível de tributação nos EUA de empresas digitais dos EUA que operam na UE, devido a mudanças no Código Tributário dos EUA.”
Chanceler do Exército do Reino Unido, Philip Hammond, discorda e pediu uma abordagem global da tributação digital através de um diálogo mais aprofundado na OCDE — em vez de buscar a solução da UE.
5. IVA
Em sua maioria, os Estados membros caracterizam os ativos criptográficos como algo diferente de “moeda legal”. Mas, apesar disso, os estados-membros — exceto Tchéquia, Estônia e Polônia — e o Reino Unido seguem uma decisão de 2015. o Tribunal de Justiça da União Europeia que isenta as transações de criptomoedas do IVA porque “Bitcoin” não tinha outra finalidade senão ser um meio de pagamento.
Em 16 de julho, o Parlamento do Reino Unido votou para alterar o Brexit Customs Paper para garantir que o Reino Unido não permaneça dentro do regime de IVA da UE pós-Brexit, o que significa que o Reino Unido não tentará coletar o IVA da UE em nome de outros países da UE. muitas simplificações do IVA transfronteiriço, nem permanecem sujeitas a decisões do Tribunal de Justiça Europeu sobre o imposto indireto.
Selva Ozelli, Esq., CPA é uma advogada tributária internacional e CPA que frequentemente escreve sobre questões fiscais, legais e contábeis para Tax Notes, Bloomberg BNA, outras publicações e para a OCDE..
Fonte: Cointelegraph