Comissária da SEC Peirce quer aprovação de ETF de Bitcoin pela reguladora dos EUA
Pelo menos uma líder da SEC é a favor de um ETF de Bitcoin aprovado nos Estados Unidos.
Em um meeting virtual recente, a Comissária da SEC, Hester Peirce, criticou a resistência de longa data da comissão a um ETF de Bitcoin.
A moderadora Ashley Ebersole perguntou sobre a insatisfação pública da SEC com uma longa série de propostas de ETFs de Bitcoin nos Estados Unidos. Peirce, que muitas vezes é conhecida como “CryptoMom”, firmou oposição à rejeição de pedidos: “Tenho falado muito sobre meu desacordo com meus colegas sobre a desaprovação de alguns desses produtos negociados em bolsa. ”
“O Bitcoin não é exclusivamente volátil como base de investimento para um fundo negociado em bolsa”, argumentou Peirce. “Gostaria de ver isso acontecendo, como vimos produtos semelhantes no passado. Muitos outros produtos que temos são baseados em produtos que também têm suas complicações”, ela continuou. “Ainda assim é possível ter um produto organizado baseado nele.”
Ji Kim, da Gemini Trust, continuou na mesma linha de questionamento sobre qual é a preocupação da SEC com um ETF de Bitcoin. Peirce respondeu “Você não pode presumir que os mercados não funcionarão se não estiverem sujeitos exatamente ao mesmo tipo de regulamentação que os mercados de valores mobiliários.”
Eu realmente acho que os mercados de Bitcoin estão maduros. Há muito dinheiro lá agora, há muitos players muito sofisticados neste espaço e muito trabalho foi feito para regularizar a negociação com Bitcoin, particularmente. Eu diria que os mercados estão maduros o suficiente para construir algo mais.
Em relação a uma interpretação recente do regulador bancário do Tesouro de que os bancos podem custodiar reservas para stablecoins baseadas em moedas fiduciárias, Peirce observou que a SEC estava prestando muita atenção a tais desenvolvimentos “Há muita coordenação regulatória acontecendo.”
Apesar da nova decisão, Peirce advertiu que alguns produtos anunciados como stablecoins são na verdade títulos: “Você não pode simplesmente colocar o rótulo stablecoin nele e esperar que seja regulamentado dessa forma.”
A Comissária Peirce iniciou seu segundo mandato na SEC no mês passado, o que significa que ela deve permanecer na comissão até 2025.
LEIA MAIS
- Elon Musk e Nasa podem destruir o valor do Ouro e impulsionar o Bitcoin em missão espacial de 2026
- Todas as 100 maiores criptomoedas estão no vermelho em meio à investigação de manipulação de preço da CFTC
- Maior banco da Coréia do Sul lança serviço de custódia de criptomoeda
- Em audiência, deputado afirma: ‘tudo o que há de ruim nas criptomoedas se resume ao Bitcoin Banco’