Comentário de Ray Dalio sobre Bitcoin agita a comunidade cripto
O lendário investidor Ray Dalio reafirmou as razões por trás de sua antipatia muito divulgada em relação ao Bitcoin.
Escrevendo em sua conta no Twitter no dia 17 de novembro, Dalio identificou extrema volatilidade, utilidade insuficiente como meio de troca e risco de oposição de governos como fatores que impedirão o sucesso do Bitcoin a longo prazo.
Deve-se lembrar que em uma entrevista com o Yahoo Finance no dia 7 de novembro, Dalio afirmou que, embora espere que as moedas digitais do Banco Central (CBDC) se espalhem, ele não considera as moedas digitais “do tipo bitcoin” equipadas para escalar da mesma maneira.
They are that 1) Bitcoin is not very good as a medium of exchange because you can buy much with it (I presume that’s because it’s too volatile for most merchants to use, but correct me if I’m wrong)… (2/5)
— Ray Dalio (@RayDalio) November 17, 2020
Dalio Vs Bitcoin: Um Breve Resumo
Como fundador da Bridgewater Associates, o fundo de hedge mais lucrativo do mundo que administra ativos de mais de US $ 130 bilhões, juntamente com uma fortuna pessoal de US $ 17 bilhões, as opiniões pessimistas de Dalio sobre o Bitcoin há muito tempo irritam a comunidade cripto.
Todo esse sentimento negativo culminou em uma onda de reação negativa após a entrevista mencionada no Yahoo Finance.
Em janeiro, o BeInCrypto relatou que Dalio recomendou diversificar em ativos tangíveis, com exceção específica de Bitcoin. Falando no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, Dalio descartou o potencial do Bitcoin como uma reserva de valor e sugeriu que o projeto Libra do Facebook tinha um prognóstico melhor a longo prazo.
Apesar de vários contra-argumentos e refutações apaixonadas nos 10 meses que se passaram, Dalio continua impressionado com o Bitcoin pelos mesmos três motivos de volatilidade, risco do governo e falta de transações fáceis.
Escrevendo no Twitter em resposta à última rodada de reação, Dalio afirmou que não vê bancos centrais e grandes instituições financeiras que adotam o Bitcoin como ativo de reserva.
Possível janela de oportunidade
Depois de descrever várias razões pelas quais ele não acredita que o Bitcoin desafiará o ouro como um ativo de reserva generalizado, Dalio declarou que “adoraria ser corrigido”.
Ele também adicionou a ressalva “corrija-me se eu estiver errado” ao repetir sua crítica ao Bitcoin por ser muito volátil para a maioria dos comerciantes usarem.
Also, unlike gold which is the third highest reserve assets that central banks own, I can’t imagine central banks, big Institutional investors, businesses or multinational companies using it. If I’m wrong about these things I would love to be corrected. Thank you. (5/5)
— Ray Dalio (@RayDalio) November 17, 2020
As respostas ao tópico de Dalio geralmente o elogiavam por expressar o desejo de aprender mais e incluíam links para documentos que discutiam o caso do Bitcoin.
Mais notavelmente, o fundador da Morgan Creek Digital, Anthony Pompliano, respondeu a Dalio oferecendo a uma reunião com ele e a oportunidade de mudar de ideia.
Ray — I have explained Bitcoin and convinced many of your hedge fund peers to buy it, while also getting US public pension systems to invest in the asset.
Would love the opportunity to explain it to you and answer any questions you have. DM me if interested.
— Pomp (@APompliano) November 17, 2020
O fundador do Block.one, Brendan Blumer, também respondeu à crítica de Dalio, apontando que os fundamentos do Bitcoin são semelhantes ao ouro, mas o ativo digital superou o ouro na maioria das métricas desde seu bloco de gênese.
There is an infinite amount of fiat to buy a finite amount of #BTC. The fundamental principle of investing is to increase your relative buying power, and Bitcoin is perhaps the best instrument to do so. Similar fundamentals to Gold but outperforms on virtually every metric.
— Brendan Blumer (@BrendanBlumer) November 17, 2020
O artigo Comentário de Ray Dalio sobre Bitcoin agita a comunidade cripto foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.