Meta integrará cunhagem e negociação de NFTs ao Instagram

Um “kit de ferramentas de ponta a ponta” para os criadores produzirem, exibirem e venderem “colecionáveis digitais” está chegando à plataforma de mídia social Instagram.

A plataforma de mídia social Instagram está preparada para introduzir uma série de ferramentas relacionadas a tokens não fungíveis (NFT) que permitirão aos criadores cunhar, exibir e vender NFTs.

A empresa-mãe do Instagram, Meta, disse em 2 de novembro, durante o evento Creator Week 2022, que a plataforma permitiria que criadores fizessem “colecionáveis digitais” e os vendessem “dentro e fora do Instagram”.

A Meta diz que os criadores terão um “kit de ferramentas de ponta a ponta” para criar, exibir e vender NFTs dentro da plataforma e escolheu a blockchain da Polygon como base para essa funcionalidade.

Imagens conceituais da interface NFT da Meta para o Instagram. Fonte: Meta

A empresa diz que um “pequeno grupo” de criadores baseados nos EUA será elegível para testar os novos recursos e a expansão para outros países virá em seguida, mas não forneceu informações sobre quando isso ocorrerá.

Além de sua linha atual de blockchains suportados, que inclui Ethereum, Flow e Polygon, a Meta também revelou que irá oferecer suporte para a blockchain Solana e sua popular carteira digital Phantom.

O suporte para NFTs em vídeo também será adicionado e metadados como nomes e descrições para coleções NFT selecionadas serão extraídos do marketplace de NFTs OpenSea.

O chefe de comércio e tecnologia financeira da Meta, Stephane Kasriel, disse que a Meta não cobrará taxas sobre a criação e a negociação NFTs no Instagram até 2024, e as taxas de gás das blockchains para os compradores serão garantidas pela Meta “no lançamento”, mas não esclareceu por quanto tempo a empresa manterá tal política.

Kasriel disse que as transações de NFTa ainda estariam sujeitas a “taxas de loja de aplicativos”, referindo-se à comissão de 30% que a Apple cobra sobre as vendas de NFTs. A cobrança gerou fortes críticas entre a comunidade cripto por ser mais alta do que a comissão média de 2,5% aplicada por marketplaces de NFT como o OpenSea.

Com isso, aparentemente os compradores não poderão comprar NFTs usando criptomoedas por meio do aplicativo do Instagram, pois a Apple e o Google suportam apenas compras no aplicativo realizadas com moedas fiduciárias e ambas proibem o encaminhamento a links externos ou outras ações que permitem que os usuários contornem suas comissões.

A Meta não divulgou o valor da comissão que pretente recolher a partir das vendas de NFT nem como será seu sistema de royalties. Não se sabe se a empresa seguirá os recentes esforços dos marketplaces de NFTs para alterar os modelos modelos de royalties opt-in.

O Cointelegraph entrou em contato com a Meta para esclarecimentos sobre sua estrutura de comissões e royalties, mas não recebeu resposta imediatamente.

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