Com atraso, Nubank reage a cobranças nas redes sociais e anuncia alívio nos juros para clientes
Pouco mais de uma semana após afirmar que havia uma dificuldade de oferecer uma solução para ajudar todos os clientes, o Nubank mudou de postura e anunciou uma redução de 80% na cobrança de juros na fatura.
Na quinta-feira (09), a empresa enviou uma nota à imprensa com a explicação das regras do alívio: “clientes poderão parcelar sua fatura em até 12 vezes, com juros de 1,9% ao mês, direto no app. As novas condições valem para o parcelamento voluntário, aquele em que o cliente não possui valores no rotativo de faturas anteriores, e para faturas fechadas a partir de 1º de abril”.
Os clientes também serão beneficiados com a ampliação do prazo para pagamentos de empréstimos pessoais pelos canais de atendimento do aplicativo. Serão dados até 60 dias para o pagamento da próxima parcela — os juros dessa modalidade serão mantido, mas sem cobrança de multa e IOF.
“Queremos atravessar esse momento sem precedentes ao lado dos clientes com ainda mais empatia e solidariedade”, diz David Vélez, CEO e fundador do Nubank, no comunicado.
Mudança do Nubank
Desde março, o Portal do Bitcoin vem acompanhando a pressão crescente em cima do Nubank nas redes sociais. Com muito clientes autônomos e sem fonte de renda por causa do coronavírus, a empresa se viu sob uma tempestade de centenas de críticas.
Para piorar, o Banco Inter, um dos principais rivais, anunciou no final de março que daria para quem estivesse em dia um prazo de até 60 dias para o pagamento de faturas do cartão de crédito com um limite de até R$ 4 mil — sem cobrança de juros.
A elaboração de uma resposta com uma agenda positiva demorou tanto que as redes sociais da empresa travaram a comunicação e ficaram dias sem novas postagens.
O cenário começou a mudar quando a fintech anunciou a criação de um fundo de R$ 20 milhões em diversos serviços como Rappi e iFood para os clientes.
Alguns dias depois, porém, a agência de avaliação de risco de crédito S&P alterou a perspectiva do rating de longo prazo do Nubank de estável para negativa.
Cadeiras e contratações
Ao longo da última semana, o Nubank anunciou outras novidades. A primeira é que contratou mais 85 funcionários desde implantou o home office em 12 de março — a fintech não fez demissões em massa desde o início da crise do coronavírus.
Outra iniciativa foi a de enviar para a casa dos funcionários 500 cadeiras ergonômicas para ajudar no trabalho de home office. Conforme a empresa, outras mil serão enviadas ao longo das próximas semanas.
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