Coletivo de artistas se juntam, criam um DAO e compram NFT de Snowden por R$ 27 milhões
Edward Snowden acaba de vender seu primeiro NFT beneficiando a Freedom of Press
Um grupo distinto de colecionadores de arte digital, conhecidos como PleasrDAO, está aproveitando o poder dos contratos inteligentes para criar um império descentralizado de investimento em arte digital. Sua última compra: US$ 5,4 milhões em um NFT cunhado pelo denunciante da NSA, Edward Snowden.
A obra de arte intitulada “Stay Free” combina a totalidade de uma decisão histórica do tribunal dos EUA determinando que a vigilância em massa da National Security Agency (NSA) violou a lei, com o retrato icônico do denunciante.
Os fundos irão beneficiar a Fundação Liberdade de Imprensa, da qual Snowden é o presidente.
O grupo que comprou o NFT é uma organização autônoma descentralizada (DAO) e em uma entrevista, o fundador da PleasrDAO, Leighton Cusack, explicou que a organização foi formada com o único propósito de reunir seus fundos para comprar outro NFT de um artista chamado ppleasr, x * y = k.
Como o DAO funciona
O PleasrDAO distribui a propriedade do DAO na forma de tokens. Isso dá a cada membro uma fração de seus ativos – os NFTs e quaisquer fundos do tesouro da organização. Cada membro participa da governança do DAO por meio de um chat em grupo.
Ações de caridade com NFT no Brasil
A empresa brasileira de calçados infantis, Pampili, anunciou que realizará o primeiro leilão de um tênis da marca, convertido em NFT.
Segundo a empresa, o valor do leilão será destinado a instituições de caridade voltadas para educação de meninas. O produto da empresa que se tornará um NFT é o tênis “Pump Jump” e quem arrematar vai receber uma versão física do produto em casa.
Os fundos levantados serão doados à ONG Movimento Saber lidar.
LEIA MAIS