Colecionadores de uísques raros usam NFTs como proteção

Colecionadores de bebidas de luxo estão viajando longas distâncias em busca das garrafas mais raras e antigas, que têm aumentado muito em valores. Agora, estes aficionados podem obter esses achados sem sair de casa, graças aos tokens não fungíveis (NFTs), dizem Dov e Sam Falic, da BlockBar.

Como um ativo, os destilados de alta qualidade recentemente superaram o ouro e o índice S&P 500. Nos últimos dez anos, o número de colecionadores cresceu 582%. O investimento em si é completamente à prova de recessão.

  • Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

Existe um risco – o líquido danificado. Se você, por exemplo, comprar uma garrafa de vinho ou destilado raro e autêntico, é possível que a garrafa tenha sido armazenada incorretamente ou mesmo seja falsificada.

Garrafas armazenadas incorretamente podem significar líquido estragado, o que tornaria a garrafa inútil. Para colecionadores que fazem compras de luxo, é extremamente importante garantir que você esteja recebendo o líquido autêntico. E, uma vez em mãos, você precisa fazer todo o possível para garantir que ele seja armazenado corretamente, protegendo assim seu investimento.

Problemas dos colecionadores de uísque

Imagine isso: você mora em Cingapura e é um colecionador de uísques raros e caros. Você finalmente localizou a cobiçada garrafa que estava procurando em uma boutique da marca localizada no aeroporto John F. Kennedy em Nova York – a única nos Estados Unidos para esta marca.

Você liga para a boutique, mas infelizmente eles não podem enviar a garrafa. Eles não podem aceitar pagamento a menos que você esteja fisicamente na loja. E eles não podem reservar a garrafa, a menos que você tenha uma reserva para viajar pelo aeroporto JFK.

Então, você reserva um voo. Você passa horas voando para Nova York, pega a garrafa e volta direto para Cingapura, com o prêmio na mão. Parece um pouco exagerado e, no mundo digital de hoje, desatualizado, não? Infelizmente, as atuais restrições de envio de álcool tornaram esse cenário uma realidade para os principais colecionadores, viajando ao redor do mundo para coletar as garrafas que adquiriram, mas não puderam enviar.

O dimensionamento por meio de plataformas de comércio eletrônico também se tornou cada vez mais difícil, pois cada país possui regulamentações e leis de importação completamente diferentes. Mesmo dentro dos EUA, o transporte de álcool pelas fronteiras estaduais pode ser mais difícil do que o previsto.

NFTs – O melhor caminho

A democratização das vendas digitais de álcool de luxo é necessária, e podemos resolver esse problema com uma solução moderna. Usamos tecnologia (especificamente, NFTs) para verificar a autenticidade, o que nos permite operar no epicentro do varejo, do comércio eletrônico e das experiências de distribuição.

Uma maneira melhor para os clientes é comprar NFTs lastreados em ativos. As garrafas físicas reais são armazenadas em uma instalação segura em Cingapura. Esta instalação tem controle de temperatura 24 horas por dia, 7 dias por semana, segurança e sensores de movimento.

Os clientes podem comprar os NFTs via cartão de crédito ou Ethereum. Se eles quiserem pegar a garrafa real, podem queimar o NFT. Ou, eles podem revender o item através do mercado BlockBar.com. Os clientes também podem dar o NFT como presente. A versão digital da garrafa funciona como recibo e prova de autenticidade. É tão simples quanto enviar um e-mail para a pessoa a quem você deseja presentear a garrafa, transferindo facilmente o comprovante de propriedade sem taxas associadas.

Em vez da garrafa viajar milhares de quilômetros de distância, os clientes em qualquer lugar do mundo podem comprar vinhos finos e destilados raros da BlockBar e armazená-los.

Solução para uísques e vinhos raros

Como clientes, não encontramos nenhuma solução ou alguém que pudesse nos ajudar a mitigar isso – então criamos a nossa própria. Estamos trabalhando diretamente com destilarias e utilizando NFTs como o item negociado para designar a prova de propriedade.

Depois que a garrafa é enviada, ela não pode ser listada novamente para venda, pois a BlockBar não pode mais garantir a autenticidade da garrafa.

Agora, colecionadores e conhecedores podem encontrar, comprar e armazenar adequadamente suas garrafas favoritas, sem o incômodo de envio, preocupações com garantia de qualidade ou risco de falsificação.

Sobre os autores:

Dov Falic é co-fundador e CEO da BlockBar, Inc. Ele nasceu em Miami e cresceu na Cidade do Panamá. Como parte da próxima geração do Grupo Falic, donos da maior operação duty-free do Hemisfério Ocidental, Dov está imerso no setor de luxo e varejo desde jovem. As funções anteriores incluíram Diretor Global de Destilados e Vice-Presidente Executivo da divisão LATAM. Como parte dessa função, Dov ajudou a supervisionar o desenvolvimento da Paneco, a maior plataforma de entrega de comércio eletrônico em Cingapura e Israel, criando um dos maiores canais de distribuição de bebidas na América Latina e administrando a compra de bebidas e vinhos para a DFA.

Samuel Falic Samuel Falic, cofundador e COO da BlockBar, Inc, nasceu e foi criado em Miami. Samuel estudou finanças e direito. Ele ingressou na Duty Free Americas, e sua experiência em finanças e direito lhe permitiu exercer uma variedade de cargos dentro da empresa. Depois de trabalhar inicialmente no departamento jurídico, ele fez a transição para o cargo de Diretor de Desenvolvimento de Negócios.

O artigo Colecionadores de uísques raros usam NFTs como proteção foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...