Facebook não explica, e página do Cointelegraph completa um mês fora do ar

O Cointelegraph está há mais de um mês com sua página bloqueada no Facebook; a empresa responsável pela rede social não oferece nenhuma explicação…

A página oficial do Cointelegraph no Facebook, com mais de 730.000 seguidores, foi banida pela gigante da mídia social, enquanto a causa ainda permanece incerta.

Em 18 de setembro, nossa página foi removida dos resultados de pesquisa da plataforma. Consequentemente, o Cointelegraph não pode publicar nada na conta há mais de um mês, sendo incapaz de alcançar o público. O Cointelegraph entrou em contato com o Facebook para obter informações adicionais sobre o motivo pelo qual a página não foi publicada, mas não recebeu resposta.

Anteriormente, a página do Cointelegraph no Facebook foi bloqueada no período de 1º a 11 de agosto, logo após a publicação de um documentário sobre o uso de criptomoedas na indústria do entretenimento adulto, intitulado “Sex & Crypto”, e compartilhado no Facebook, assim como em outras redes sociais e plataformas de mídia. Mais uma vez, o Facebook não especificou o motivo exato do bloqueio da página na época, nem se o documentário era o motivo. Em 12 de agosto, o Cointelegraph teve acesso à página, mas – dada a nossa proibição atual – não por muito tempo.

Enquanto isso, a conta do Cointelegraph no Instagram – uma plataforma de mídia social também controlada pelo Facebook – permanece ativa. A empresa dl ainda não forneceu uma explicação clara sobre por que da página ser banida.

De acordo com as “políticas gerais de páginas, grupos e eventos do Facebook“, as páginas são proibidas de serem “enganosas e/ou fraudulentas”, nenhuma das quais parece descrever a natureza da cobertura do Cointelegraph. Além disso, as páginas “não devem facilitar ou promover jogos de azar online, dinheiro real online, jogos em geral ou loterias online, sem nossa permissão prévia por escrito”.

Embora nós do Cointelegraph consideremos os ativos digitais uma parte importante do mundo financeiro contemporâneo – e, por extensão, “dinheiro” – não temos certeza de que “dinheiro real online” implique “criptomoedas”, na terminologia do Facebook.

No entanto, o Facebook tem uma história com conteúdo estritamente focado em criptomoedas. No início de 2018, a empresa se tornou a primeira grande plataforma de mídia social a proibir anúncios relacionados a criptomoedas. Ao fazer isso, estabeleceu um precedente para outras grandes empresas de tecnologia, como Google e Twitter, que logo seguiram o exemplo e introduziram regulamentos semelhantes em suas plataformas.

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Na época, o Facebook anunciou que proibiria anúncios que usassem “práticas promocionais enganosas”, referindo-se especificamente a ofertas iniciais de moedas (ICOs) e criptomoedas. A postagem dizia:

“Queremos que as pessoas continuem descobrindo e aprendendo sobre novos produtos e serviços através de anúncios no Facebook, sem medo de fraudes ou enganos. Dito isto, existem muitas empresas que anunciam opções binárias, ICOs e criptomoedas, que atualmente não estão operando de boa fé. ”

A proibição foi “intencionalmente ampla”, o que significa que a empresa de mídia social optou por proibir todos os anúncios de criptomoeda em suas plataformas primeiro e depois aprender como escolher os que são “enganosos”.

Seis meses depois, em junho de 2018, o Facebook recuou parcialmente com a proibição, permitindo mais uma vez anúncios de criptomoeda em sua plataforma – desta vez, porém, apenas de partes pré-aprovadas – enquanto a proibição de ICOs era mantida em pleno vigor. Além disso, em maio de 2019, o Facebook atualizou sua política de publicidade mais uma vez, afrouxando ainda mais a proibição de criptomoeda. Anúncios referentes à tecnologia blockchain, notícias do setor, eventos e materiais educacionais para criptomoedas, agora podem ser exibidos na plataforma sem aprovação prévia.

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De acordo com a declaração fornecida ao Cointelegraph por um porta-voz do Facebook, a empresa teve tempo para trabalhar na política:

“Em 2018, deixamos claro que essa política era ampla – juntamente com nossa esperança de refiná-la, enquanto trabalhamos para detectar melhor as práticas publicitárias enganosas. Após uma revisão completa, a política foi reduzida para não exigir mais aprovação prévia para a execução de anúncios relacionados à tecnologia blockchain, notícias do setor, educação e eventos relacionados à criptomoeda. ”

Dado isso – juntamente com o fato do Cointelegraph não promover nenhuma ICO, de acordo com sua política editorial, nem executar material patrocinado, sem rotulá-lo claramente como tal e sem a devida diligência prévia -, nada disso explica por que nossa página foi bloqueada.

Além disso, apesar das medidas do Facebook, os anúncios reais relacionados à fraude ainda conseguem chegar à plataforma. Casos selecionados resultaram em ações multimilionárias, movidas contra o gigante da mídia social.

O Cointelegraph entrou em contato com outras publicações focadas em criptomoedas, para confirmar se elas também estão tendo problemas com o Facebook. Jonas Borchgrevink, diretor da CCN, disse que “foram limitados no Facebook para promover notícias”. Ele acrescentou: “Já decidimos não usar o Facebook daqui para frente”. Kevin Worth, CEO da CoinDesk, disse que sua publicação não experimentou problemas semelhantes “nos últimos anos”.

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