Coin Metrics descobre que o ‘efeito Coinbase’ realmente existe
A Coin Metrics descobriu que o impacto dos anúncios de listagem na Coinbase Pro é exagerado, produzindo desempenhos de preços que variam de -1% a + 14% em 20 dias.
O lendário ‘Efeito Coinbase’ tem um impacto muito mais limitado no preço das moedas listadas recentemente do que se acredita, segundo a Coin Metrics.
A empresa de análise de dados de criptomoedas acaba de publicar um relatório examinando o impacto que a listagem na principal exchange de criptomoedas dos EUA tem sobre o preço de um determinado ativo.
O relatório conclui que o efeito é bastante moderado – com os novos mercados da Coinbase geralmente apresentando desempenhos de preços médios e medianos entre -1% e + 14% em relação ao USD, Bitcoin (BTC) e Ether (ETH), entre 10 dias antes a dez dias após um anúncio da listagem.
A Coin Metrics também examinou o impacto no preço dos anúncios da Coinbase em relação aos mercados considerados para listagem, constatando que esses eventos não foram capazes de produzir desvios significativos na atividade de mercado, além das meta-tendências de criptoativos predominantes.
Erro de disponibilidade
A análise descreveu que retornos superiores a 50% gerados por Tezos (XTZ), Chainlink (LINK) e OmiseGo (OMG) como “outliers”.
Seis dos 16 criptoativos listados pela exchange e examinados no relatório produziram um desempenho negativo de preço 10 dias após a listagem, enquanto três registraram ganhos inferiores a 5%.
A Coin Metrics considerou o desempenho médio – ou mais comum – do preço do mercado da Coinbase Pro 10 dias após o lançamento, um ganho de 4%.
Os anúncios de “exploração” têm pouco impacto no preço
O relatório também examinou o impacto dos anúncios da Coinbase em relação às listagens prospectivas que estão sendo consideradas, constatando que os impactos de curto prazo dos anúncios de “exploração” “tendem a ser temporariamente inclinados para a tendência mais ampla do mercado na época”.
Verificou-se que os mercados em consideração durante o mercado em baixa do final de 2018 tendem a cair, enquanto os criptoativos explorados durante o “mercado estável e agitado no verão de 2019” viram movimentos inconsistentes, tanto do lado superior quanto do lado negativo, e as moedas consideradas durante o segundo trimestre de 2020 produziu leves ganhos em média.
“Com o consenso do setor de que a Coinbase é a maior onramp de “varejo”, o impacto de uma listagem da Coinbase deve ter alguma importância nos ativos. No entanto, há outro grande fator que influencia o impacto da listagem: condições de mercado”, concluiu o relatório.
De acordo com um post no blog da Coinbase em 10 de junho, a exchange explorava o suporte a 18 novos ativos, incluindo Aragon (ANT), Arweave (AR), Bancor (BNT), Horizen (ZEN), Livepeer (LPT), NuCypher (NKMS), Protocolo de origem (OGN), Ren (REN), Rede de renderização (RNDR), Siacoin (SC), Rede SKALE, Synthetix (SNX) e VeChain (VET).
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