Coinbase Wallet lança recurso de mensagens instantâneas com XMTP

O novo recurso oferece mensagens privadas criptografadas de ponta a ponta para qualquer pessoa com um nome de usuário cb.id, domínio .eth ou Lens ID.

Os usuários da Coinbase Wallet agora podem enviar mensagens instantâneas uns aos outros usando suas identidades Ethereum, de acordo com uma postagem de blog de 12 de julho da Coinbase. O novo recurso depende do Extensible Message Transport Protocol (XMTP), um sistema de mensagens instantâneas que permite aos usuários se comunicar usando endereços de blockchain. O XMTP também é usado pela rede de mídia social descentralizada Lens.

Demonstração da função de mensagens instantâneas da Coinbase Wallet. Fonte: Coinbase

De acordo com a postagem da Coinbase, alguns usuários de carteiras agora podem enviar mensagens para os nomes de usuário cb.id, .eth ou Lens uns dos outros. O recurso está sendo lançado primeiro para todos os usuários que escaneiam um código QR da postagem do blog ou que possuem perfis Lens, com todos os usuários ganhando acesso em algum momento no futuro. As mensagens são criptografadas de ponta a ponta para garantir a privacidade, e os usuários podem bloquear endereços dos quais não desejam ver mensagens.

A Coinbase afirmou que uma das motivações para o lançamento do recurso foi reduzir a fraude na comunidade de criptomoedas. Como os usuários agora podem enviar mensagens diretamente para o proprietário de um endereço de carteira, eles não precisarão depender de uma plataforma separada para mensagens onde a identidade Web3 do destinatário pode não ser verificável. A Coinbase disse que isso pode “eliminar riscos desnecessários e possíveis perdas”.

Atualmente, os aplicativos de chat mais usados ​​pelos usuários de criptomoedas são Twitter, Discord e Telegram, nenhum dos quais atualmente permite que os usuários verifiquem suas identidades Web3.

A empresa também argumentou que o uso do XMTP para mensagens reduz a centralização. Se a Coinbase parar de oferecer sua carteira ou deixar de existir como empresa, os usuários ainda podem manter seus históricos de chat XMTP e visualizá-los usando outros aplicativos XMTP como Lenster ou OrbApp. “Seus chats serão transferidos automaticamente, para que você possa se concentrar na conexão”, afirmou a Coinbase.

De acordo com os documentos do XMTP, o protocolo de mensagens funciona em uma rede cujos nós são 100% de propriedade de seu desenvolvedor, XMTP Labs. No entanto, os documentos também afirmam que a empresa está “trabalhando para uma descentralização faseada da rede”.

Em uma conversa com o Cointelegraph, o co-fundador do XMTP, Shane Mac, reiterou esse ponto sobre o valor da descentralização. Ele enfatizou que o XMTP não é um aplicativo de mídia social ou de mensagens instantâneas. Em vez disso, é um protocolo que outros aplicativos como Coinbase Wallet e Lens podem usar. Na sua visão, isso permite que os usuários escolham qual aplicativo desejam usar sem ter que desistir de suas identidades ou históricos de chat se mudarem de aplicativo.

“Para realmente ter uma rede que é interoperável e descentralizada, os desenvolvedores têm que querer construir em cima dela. Então, temos mais de 400 desenvolvedores construindo em cima do XMTP […] Você realmente tem que incentivar os desenvolvedores a construir com você, e não construir um silo fechado.”

A Coinbase Wallet tem sido parte de um movimento crescente para aumentar a adoção de nomes de usuário Web3. Ofereceu nomes de usuário cb.id gratuitos para todos os usuários em setembro, o que ajudou a criar um aumento nas inscrições à medida que o ano chegava ao fim. Os nomes de usuário Web3 permitem que os usuários enviem criptomoedas para um nome legível por humanos em vez das longas sequências de caracteres que compõem um endereço de criptomoeda.

Colecione este artigo como NFT para preservar este momento na história e mostrar seu apoio ao jornalismo independente no espaço cripto.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...