Reportagem diz que Coinbase e Kraken vão definir em conjunto quais criptos são títulos
Coinbase, Kraken e outras grandes empresas de cripto dos EUA supostamente se unem para estabelecer o Conselho de Avaliação de Cripto.
Algumas das principais empresas de cripto dos Estados Unidos, como Coinbase e Kraken, se uniram para lançar um sistema de classificação para definir conjuntamente quais ativos digitais são valores mobiliários.
Conselho de Avaliação de Cripto será lançado em 30 de setembro
Em uma tentativa de dar mais clareza sobre quais tokens podem ser negociados sem a supervisão dos reguladores, as principais exchanges dos EUA formaram o chamado Conselho de Avaliação de Cripto (Crypto Ratings Council), informou o Wall Street Journal (WSJ) em 30 de setembro.
De acordo com a reportagem, outros membros do Conselho de Avaliação de Cripto incluem Circle Internet Financial, Bittrex, Genesis Global Trading, Grayscale Investments, Anchor Labs e a unidade de Cumberland da DRW Holdings. O grupo continua a recrutar participantes, observa o relatório.
Status de valor mobiliário: escala de 1 a 5
Com lançamento oficial esperado para 30 de setembro, o novo conselho de cripto publicará classificações on-line para ativos digitais em uma escala de 1 a 5, no qual o maior valor significa que um determinado token é considerado um valor mobiliário que não pode ser emitido, vendido ou negociados por empresas não regulamentadas.
Como tal, o Bitcoin (BTC) é considerado “1”, pois os reguladores disseram publicamente que o Bitcoin não é um título, afirmaram os participantes.
Brian Brooks, diretor jurídico da Coinbase, que supostamente concebeu o sistema de classificação, enfatizou que a questão de saber se um determinado token é um valor mobiliário ou não é “uma das maiores incertezas em torno de cripto e a razão pela qual mais gerentes de ativos não estão confortáveis sobre isso.”
Mary Beth Buchanan, consultora geral de Kraken, expressou esperança de que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) veja a iniciativa como um passo positivo, alegando que o conselho visa mostrar ao regulador os esforços das exchanges para tomar uma decisão sobre o assunto.
Esforços da Blockchain Association
De acordo com o WSJ, várias empresas participantes do conselho são membros da Blockchain Association, um grupo de lobby que apoia uma lei da Câmara que isentaria muitas criptomoedas das regras da SEC. As empresas informaram a legisladores seniores sobre o assunto.
Em 26 de setembro, a comissária da SEC Hester Peirce, que também é conhecida como “Mamãe Cripto” na comunidade, expressou uma certa frustração com o ritmo do regulamento da SEC, chamando os reguladores de excessivamente paternalistas. Peirce disse:
“Se você quer um governo mais inovador, significa que, se algo der errado, você não poderá se voltar para o governo e dizer ‘Ei, você não me protegeu de mim mesmo!’ [.. .] Acho que precisamos ser um pouco menos paternalistas.”