Coinbase está enfrentando processos por stablecoins instáveis GYEN e TerraUSD

A exchange de criptomoedas é acusada de não fazer a devida diligência, entre outras coisas, depois que os usuários perderam grandes somas como resultado da desindexação de stablecoins.

Uma ação coletiva foi movida contra a Coinbase na quinta-feira (16/06) alegando que a plataforma de negociação foi negligente em sua listagem da stablecoin TerraUSD e alegando que não divulgou sua relação financeira com a Terraform Labs. Este é o segundo processo de ação coletiva pendente contra a Coinbase. Um processo foi aberto no mês passado em conexão com a remoção do GYEN em novembro.

O processo de quinta-feira alega que a Coinbase foi negligente por não realizar a devida diligência do Terraform Labs antes de listar o TerraUSD e deturpar o risco do TerraUSD como uma stablecoin algorítmica. O processo compara as informações sobre stablecoins fornecidas pelas plataformas de negociação Robinhood, Gemini e Kraken com as da Coinbase e concluiu que “em vez de divulgar a natureza do TerraUSD como não garantida, controlada por um algoritmo e altamente arriscada, a Coinbase a passou como apenas mais uma moeda estável.”

O processo também afirma que a Coinbase Ventures, o braço de investimentos da empresa, foi um dos maiores financiadores do Terraform Labs, e isso foi uma motivação adicional para a empresa não divulgar a volatilidade do TerraUSD.

Os demandantes e as classes no caso estão sendo representados pelos escritórios de advocacia Milberg Coleman Bryson Phillips Grossman e Erickson Kramer Osborne. A última empresa também está representando os demandantes em um caso aberto contra a Coinbase e a GMO-Z.com Trust em 13 de maio, relacionado à desvinculação da stablecoin GYEN atrelada ao iene japonês em novembro.

O valor do GYEN disparou e caiu vertiginosamente uma semana depois de ser listado na Coinbase, fazendo com que a plataforma congelasse as contas de alguns usuários. Alguns usuários também perderam dinheiro – “incontáveis ​​milhões”, de acordo com o processo – durante o incidente. O processo alega que o GMO-Z.com falhou em seus deveres para com os demandantes e a classe de várias maneiras, começando com o design da stablecoin.

A Coinbase é acusada de ter se envolvido em deturpação negligente e falha em usar o cuidado razoável na listagem do GYEN, apesar de um risco razoavelmente previsível de desvinculação.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...