Coinbase: Gastos duplos do Ethereum Classic envolveram mais de US $ 1,1 milhão em cripto
A Coinbase aumentou a quantidade de ETC que foi supostamente duplicado após um ataque de 51%.
Uma profunda reorganização da blockchain da Ethereum Classic (ETC) que supostamente incluiu o dobro de gastos, envolveu mais de US $ 1,1 milhão em cripto, revelou a exchange cripto dos EUA Coinbase na segunda-feira, 7 de janeiro.
De acordo com o blog da Coinbase, a equipe detectou oito reorganizações que incluíram gastos duplos, totalizando 88.500 ETC (aproximadamente US $ 460.000). Mais tarde, a exchange informou ao público em uma atualização que havia 12 reorganizações adicionais, totalizando 219.500 ETC (cerca de US $ 1,1 milhão).
Não ficou claro se a Coinbase aumentou o número de ataques detectados anteriormente para 12 ou se houve 20 ataques no total. Se eles significassem o último, a quantidade de EPT que foi dobrada poderia chegar a US $ 1,5 milhão.
Como a Cointelegraph escreveu anteriormente, a Coinbase detectou a reorganização da blockchain da ETC no sábado, 5 de janeiro, e indicou que era um ataque de 51%. A exchange dos EUA interrompeu temporariamente toda a interação com a blockchain da ETC. A Coinbase afirma que seus clientes não foram afetados pelo ataque.
A importante exchange foi logo acompanhada pela bitFlyer do Japão, que também afirmou que havia um ataque de 51% em andamento com reorganização em massa envolvendo mais de 100 blocos. A exchange também suspendeu os depósitos e retiradas de ETC. A exchange japonesa Coincheck também suspendeu temporariamente os depósitos e saques de ETC.
Os desenvolvedores do ETC primeiramente negaram os relatos sobre um ataque de 51%, afirmando que os gastos duplicados não ocorreram. No entanto, eles pediram a todas as exchanges e associações de mineração para aumentar significativamente o tempo de confirmação em todos os saques e depósitos.
Mais tarde, a equipe do Ethereum Classic afirmou no Twitter que o aumento do hashate poderia ser atribuído ao teste das novas máquinas de 1.400/Mh de ethash da Linzhi, fabricante de circuitos integrados específicos para aplicações (ASIC). No entanto, eles admitiram que os gastos duplos também poderiam ocorrer:
“A Linzhi está testando o ASICS. A Coinbase relatou gastos duplos; ambos podem ser verdade”.
Enquanto isso, Wolfgang Spraul, diretor de operações da Linzhi Shenzhen, negou essas afirmações em um tuíte que já foi excluído, afirmando que elas podem ser parte do ataque em si.
Como a Cointelegraph explicou, um ataque de 51%, ou ataque majoritário, pode acontecer quando um usuário ou um grupo de usuários que controlam a maioria do poder de mineração monopoliza o controle sobre a rede. Nesse caso, os invasores obtêm energia suficiente para controlar a maioria dos eventos no ecossistema e, em particular, reverter as transações.
Gastos duplos significam que os fraudadores vendem criptomoeda por fiduciário e, em seguida, corrigem o livro-razão para devolver as moedas a si mesmos, mantendo o ao mesmo tempo que mantêm fiduciário.
No momento da publicação, o Ethereum Classic estava sendo negociado a cerca de US $ 5,10, queda de quase 2% no dia.