CME: Apesar da retração no preço do Bitcoin, interesse dos investidores é forte
O Chicago Mercantile Exchange Group disse recentemente que, apesar da queda no preço do Bitcoin, o interesse do cliente nos futuros de Bitcoin do CME permaneceu forte.
O Grupo Chicago Mercantile Exchange (CME) twittou recentemente que, apesar da queda nos preços do Bitcoin (BTC), o interesse do cliente nos futuros de Bitcoin do CME permaneceu forte durante o terceiro trimestre de 2019.
Futuros de Bitcoin do CME aumentaram 61% em relação ao terceiro trimestre de 2018
Em 9 de outubro, o CME Group foi ao Twitter para declarar que o interesse dos clientes no futuro de Bitcoin do CME permaneceu forte durante o terceiro trimestre de 2019, com o interesse aberto diário (OI) de mais de 4.600 contratos, um aumento de 61% em relação ao terceiro trimestre de 2018.
Os interesses em aberto referem-se ao número total de contratos de derivativos pendentes que não foram liquidados, que aumentaram para 4.629 contratos, ante 2.873 no terceiro trimestre de 2018. A CME apontou que isso ocorreu apesar do fato de o Bitcoin ter caído quase 25%.
O Cointelegraph informou anteriormente que a CME está adicionando opções aos seus contratos futuros de Bitcoin no primeiro trimestre de 2020, mas para essa ação, ainda aguarda revisão regulatória. O chefe global do índice de ações e produtos de investimento alternativo do CME Group, Tim McCourt, disse na época:
“Com base no aumento da demanda de clientes e crescimento robusto em nossos mercados futuros de Bitcoin, acreditamos que o lançamento de opções proporcionará aos nossos clientes flexibilidade adicional para negociar e se proteger.”
McCourt disse que as negociações subiram para os futuros de Bitcoin, com maio sendo um mês recorde, onde 34.000 contratos futuros foram negociados, no valor de US $ 1,3 bilhão, o equivalente a 170.000 BTC. Enquanto isso, o interesse institucional nos futuros de Bitcoin do CME atingiu o pico no início do verão de 2019, com um recorde de 56 grandes detentores de interesse aberto relatados em julho.
Em um relatório do SCMP, McCourt disse que espera que o volume futuro de negociação também venha de mineradoras que buscam exposições mais precisas, e não apenas de traders, acrescentando:
“Embora os futuros ofereçam uma exposição um por um […], uma opção oferece vários níveis de preço e pode oferecer proteção contra queda ou exposição de alta por uma fração do preço subjacente”.
CME não tem planos para contratos de Bitcoin liquidados fisicamente
Em 1º de outubro, McCourt afirmou que o CME não tem planos para lançar contratos de Bitcoin liquidados fisicamente. Seus atuais contratos futuros de Bitcoin são liquidados em dinheiro, McCourt acrescentou que desde o lançamento do seu produto futuro, “a demanda número um dos clientes tem sido por opções em nossos futuros”.