Economista-chefe do CME sugere que o Bitcoin está ganhando o terreno do ouro como hedge
Por que não podemos ser amigos? O debate ouro versus Bitcoin continua.
O economista-chefe e diretor administrativo do CME Group, Bluford Putnam, reconheceu recentemente que o Bitcoin está competindo com o ouro como uma proteção contra a inflação.
“O ouro parece ter um competidor emergente no Bitcoin”, disse à Bloomberg em um vídeo lançado no YouTube na terça-feira. “Dada a atual faixa de preço do ouro, é provável que o aumento da produção seja uma característica de 2021”, disse ele.
A definição do suprimento do ouro é menos clara do que o do Bitcoin. Construído no código do ativo, o BTC apregoa um limite máximo definido de 21 milhões de moedas, dispersas em circulação em um cronograma de mineração constante Putnam mencionou essa característica do Bitcoin em seu raciocínio, embora também tenha notado a natureza volátil da moeda. “Fique atento, oferta fixa não significa menos volatilidade”, explicou. “Na verdade, pode significar o oposto”, disse ele, acrescentando:
“Quando a oferta é relativamente inelástica, a dinâmica dos padrões de mudança com a demanda pode ter impactos muito grandes e abruptos sobre os preços. Bitcoin ilustrou este ponto. ”
Uma reserva de valor ou hedge frequentemente representa um ”porto-seguro”’ para colocar valor em uma base de longo prazo como possível proteção contra a inflação e mudanças nos fatores econômicos globais. A falta de correlação pode ser um aspecto-chave de ativos portos-seguros, conforme observado pela Investopedia.
“Também percebemos que o ouro pode estar perdendo seu apelo como uma proteção contra os riscos políticos globais”, disse Putnam. “No período de 2017 a 2020, a maioria dos aumentos e quedas ocasionais do preço do ouro parecem estar diretamente ligados às mudanças de política do Fed mais do que qualquer outra coisa”, acrescentou. “Uma vez que as ações estavam respondendo à mesma força motriz, a relação ouro-ações tendeu a se tornar um pouco mais associada, enfraquecendo o apelo de porto seguro do ouro.”
O ouro e o Bitcoin quebraram seus picos de preços anteriores em 2020. O ouro superou seu recorde em julho, ultrapassando US$ 2.000 por onça em agosto, de acordo com dados do TradingView.com. O Bitcoin quebrou seu recorde em dezembro e dobrou a partir daí nas semanas seguintes.
Os defensores costumam argumentar que o Bitcoin é como ouro digital, mas com propriedades que o tornam mais fácil de armazenar e transportar. Os líderes do setor também são conhecidos por opor as duas reservas de ativos de valor uma contra a outra.
LEIA MAIS:
- Advogados do Telegram dizem que podem levar meses para comprovar conformidade com a privacidade de dados
- VpnMentor descobre vazamento de dados sensíveis na plataforma de empréstimos cripto YouHodler
- Começa contagem regressiva para o halving do Bitcoin com mil blocos restando para serem minerados