Clientes processam Binance por episódio envolvendo Tesla e Elon Musk
Clientes da Binance teriam supostamente ingressado com uma ação coletiva contra a exchange buscando reparação de danos por conta de falhas de acesso à plataforma.
Conforme noticiado pela imprensa italiana, a Binance está enfrentando uma ação coletiva organizada por dois escritórios de advocacia da Itália e da Suíça.
Na ação, clientes espalhados pela Europa afirmam terem sido prejudicados pelo mal funcionamento da plataforma de mercados futuros da exchange no dia do anúncio da compra bilionária de Bitcoin feita pela Tesla.
A ação teria como objetivo indenizar clientes da Binance que alegam terem sido prejudicados pela exchange no dia 8 de fevereiro, data em que a Tesla anunciou a aquisição de US$ 1,5 bilhão em Bitcoin (BTC).
A Binance ainda não se posicionou sobre o caso.
Relembre o episódio
O dia 8 de fevereiro entrou para a história do Bitcoin. Na ocasião, Elon Musk anunciou a compra de US$ 1,5 bilhão em Bitcoin pela Tesla, da qual é CEO, como parte da estratégia de tesouraria.
Neste dia, um alto grau de volatilidade foi visto no mercado, ocasionando problemas técnicos e dificuldades de acesso nas plataformas de negociações de várias exchanges, entre elas a Binance.
O DownDetector confirma que um pico de falhas no site da Binance neste dia. No entanto, problemas ainda maiores foram vistos em outras datas de fevereiro, como no dia 19, em que a ferramenta registra o dobro de reclamações do dia 8.
No dia 23 de fevereiro, a exchange publicou um aviso sobre dificuldades vistas no seu mercado futuro, convidando os usuários que se sentiram afetados a entrar em contato com o suporte.
Queixas contra Binance
Usuários da Binance alegam que não foram capazes de gerenciar seus recursos, não conseguindo efetuar ou encerrar operações no mercado futuro. Segundo os escritórios de advocacia, os problemas relatados ocasionaram “dezenas de milhões” de euros em perdas para os clientes exchange.
Segundo a mídia italiana, alguns clientes que fazem parte do polo ativo da ação dizem ter solicitado indenizações, mas as propostas feitas pela Binance não teriam sido proporcionais aos valores supostamente perdidos.
“Em resposta a tais reivindicações, a Binance ofereceu uma quantia lamentável para compensar as perdas sofridas pelos Clientes, que não tiveram escolha a não ser recusar tais propostas ridículas”, diz o texto da petição.
Os clientes também alegam falhas nas plataformas de negociação da Binance nos dias 18 de abril, 5 e 28 de maio e 4 de junho, prejudicando novamente diversos usuários da exchange que não teriam sido capazes de gerir seu capital em momentos de alta volatilidade do mercado.
A ação recente se torna se soma a outros problemas enfrentados pela exchange, que passa por um momento de embate com órgãos reguladores pelo mundo. Nos últimos dias, e empresa foi alvo de alertas no Reino Unido e no Japão, ficou na mira de autoridades de Singapura e virou réu em ação criminal na Tailândia.
Além disso, nesta terça-feira (6), o banco Barclays anunciou a interrupção de qualquer transação para a Binance partido de contas da instituição.
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