Clientes pressionam Unick Forex sobre falta de pagamentos em evento da empresa

Líderes da Unick Academy (antiga Unick Forex) se reuniram na noite da última terça-feira no NH Hall em Novo Hamburgo (RS) para esclarecer dúvidas sobre a empresa. O evento, chamado de ‘Conexão com a rede’, foi transmitido no canal da empresa no Youtube, ‘Unick Oficial’.

Estavam presentes o diretor de marketing Danter Silva, o diretor jurídico  Fernando Lusvarghi, o consultor de marketing Felipe Martins, e Marcos Kronhardt, diretor de operações. Marcos Prata, do departamento jurídico da Unick, foi o mediador.

“Quem aqui estava bem? Quem aqui estava feliz? Quem aqui estava otimista antes de existir Unick?”, perguntou à lotada plateia, Prata, abrindo o evento — no estilo palestrante motivacional.

Ninguém se manifestou, mas sim quando a pergunta foi “quem aqui mudou de vida depois do projeto Unick?”. Houve então salva palmas e gritos “uh, uh é Unick”.

Falando um pouco de si e relembrando algumas fases da empresa, Prata disse:

“Vocês são a prova de que pela mão do povo é possível mudar a realidade do nosso país. E se nós chegamos até aqui pode ter certeza que não é uma fake news não é um desocupado não é um bandido ou coisa do tipo que vai roubar nossos sonhos”.

O objetivo do encontro, segundo Prata, era discutir determinados temas que todos anseiam por resposta, como pagamentos, suporte entre outros.

Unick não é projeto de investimento

“Primeiro, a Unick não é projeto de investimento”, disse Lusvarghi em resposta à pergunta de uma pessoa da plateia.

Ênio havia questionado como ficava o caso de uma pessoa que fez um empréstimo para se associar e que teve seu pagamento (cashback) estornado e que estava contando com ele para pagar suas contas.

“Eu entendo que muitos entram pelos ganhos que podem ter com o trabalho que desenvolvem”, disse disse Lusvarghi.

“Segundo, a Unick nunca falou pra você assim: pega um empréstimo para iniciar um trabalho”.

Lusvarghi disse que reconhece que a empresa está com uma falha, como pagamentos em atraso fora do prazo contratual e que isso vai causar um desconforto às pessoas que têm compromisso.

“Isso vai ser regularizado com prioridade assim que o sistema voltar. talvez na segunda feira a gente consiga apresentar um cronograma de regularização”, explicou, acrescentando.

“Mas a gente não pode assumir a responsabilidade da decisão particular de cada uma das pessoas quando resolveram adquirir um produto da nossa plataforma. A responsabilidade pessoal de cada um não pode chegar até a empresa”, disse.

Ele citou que nas regras existe a garantia de satisfação, onde a pessoa  pode pedir o cancelamento, mas que essa ação é pouco procurada. 

“Hoje uma rede de 1,5 milhão de pessoas, a gente não teve nem dez processos de cancelamento durante esses dias. Acredito que é pelo bom trabalho que desenvolvemos em dois anos e pela confiança que a gente gera na nossa rede.

Os estornos

“Por que que teve esses dois estornos?”, perguntou uma pessoa. 

Lusvarghi disse que, “em relação aos estornos, é uma questão de estrutura financeira-bancária e limites que o sistema naturalmente cria para as pessoas dentro das perfis dela”.

Ele ressaltou que a causa foi o aumento no volume que a empresa suportava fazer, pois o crescimento no número de associados superou todas as expectativas e planejamentos possíveis.

“A gente tá criando um planejamento para chegar até 10 milhões de clientes”, revelou.

Um cliente, que se apresentou como Ricardo, de São Leopoldo, enalteceu o trabalho da empresa. No entanto, sua crítica foi pela falta de informação da Unick Forex, que o pegou desprevenido.

Ele sugeriu que a direção avisasse os clientes de problemas, pois, por não ser avisado, seu fluxo de caixa “foi água abaixo”.

Ricardo contou que planejou um saque de R$ 50 mil, divididos em vários contas. Só que com o “rompimento abrupto do sistema” faltaram R$ 10 mil, justamente o que ele precisava para honrar seus compromissos pessoais. 

“Nessa resposta, eu só vou reconhecer a falha. Não tenho nem o que te falar”, disse Lusvarghi.

Ele acrescentou:

“Realmente o ideal seria que a gente tivesse a possibilidade de avisar com antecedência. A decisão veio de última hora porque na verdade o limitante não fomos nós, o limitante foi algo externo à nossa vontade e a gente precisou parar pra arrumar, tirar o que precisava. Mas eu reconheço a falha e vamos buscar corrigi-la”.

Unick Forex trava plataforma

Com o atraso nos pagamentos, as queixas contra a Unick Forex no Reclame Aqui só têm aumentado. Já são  mais de 5.000 reclamações, sendo a maioria por questões financeiras.

O sistema da empresa está parado e só tem previsão de retorno no dia 14. Ao mesmo tempo a empresa solicitou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) um termo de conduta.

A empresa tinha até o dia 20 agosto para apresentar uma resposta à Comissão Valores Mobiliários (CVM) sobre a sua atuação irregular no mercado.

A Unick Forex, entretanto, resolveu na terça-feira (06) ganhar mais tempo e solicitou ao órgão um termo de compromisso.

O conteúdo desse termo de compromisso é desconhecido, mas pode trazer um ganho de tempo para a empresa que vem enfrentando problemas para pagar seus clientes, pois terá de ser analisado pelo órgão regulador.

A empresa chegou a emitir um comunicado aos seus investidores de que estaria passando por manutenção em seu sistema e com isso justificar mais uma vez essa situação de falta de pagamento dos investidores.

No site não há sequer a informação de saldo dos seus clientes, os quais se deparam com a mensagem de que “algumas opções do menu estão temporariamente desabilitadas”.

(Prints enviados por um cliente da Unick. Montagem: Portal do Bitcoin)

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