Citi Token Services fornecerá pagamentos e liquidez para clientes institucionais

O novo serviço baseado em blockchain usará depósitos tokenizados para serviços de negociação e liquidez após dois pilotos.

O Citigroup introduziu os Serviços de Token Citi, uma blockchain privada e permissionada que oferece pagamentos transfronteiriços, liquidez e soluções de financiamento de comércio automatizadas para clientes institucionais. Os novos serviços “integrarão depósitos tokenizados e contratos inteligentes na rede global do Citi”, de acordo com um comunicado.

A Citi Treasury and Trade Solutions (TTS), que possui licenças bancárias em mais de 90 países, concluiu dois pilotos do serviço. Ela trabalhou com a empresa de transporte dinamarquesa Maersk e uma autoridade de canal não nomeada em um programa que realizou pagamentos instantâneos a prestadores de serviços por meio de contratos inteligentes, reduzindo o tempo de processamento de transações de dias para minutos. O serviço substitui garantias bancárias e cartas de crédito, afirmou o comunicado.

Um segundo piloto permitiu que os clientes transferissem liquidez entre filiais do Citi 24 horas por dia, reduzindo “fricções relacionadas a horários de corte e lacunas no período de serviço”, disse Ryan Rugg, chefe global de ativos digitais da TTS. Ele continuou:

“Nossas soluções dentro da rede Citi são complementadas por uma colaboração inclusiva e aberta da indústria em iniciativas como a Rede de Responsabilidade Regulamentada.”

A tecnologia da Rede de Responsabilidade Regulamentada (RLN) foi introduzida em novembro de 2022. O Citi foi uma das grandes instituições financeiras que participaram de uma prova de conceito liderada pelo Federal Reserve Bank de Nova York, que concluiu em julho.

A infraestrutura da RLN coloca ativos e passivos no mesmo livro-razão para fornecer liquidação atômica. É uma das poucas propostas de “livro-razão unificado” que surgiram nos últimos meses. O novo serviço do Citi utiliza tokens de depósito, que são dinheiro bancário comercial tokenizado.

À luz do anúncio do Citi Token Services, não se esqueça que eles estão construindo um protocolo separado para evitar o #Bitcoin, chamado Regulated Liability Network. Do site da RLN: pic.twitter.com/2dUYJX4zK0

-Cameron Otsuka (@CameronOtsuka) 18 de setembro de 2023

JPMorgan também está explorando o uso de tokens de depósito. Essa tecnologia foi pioneira no Projeto Guardian, lançado em maio de 2022 pela Autoridade Monetária de Singapura, no qual o JPMorgan participou.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...