CEO do Circle: Ninguém no mundo está mais próximo dos CBDCs do que a China
A China tem a abordagem mais progressiva em relação às moedas digitais do banco central até o momento, de acordo com o CEO do Circle, Jeremy Allaire
A China tem a abordagem mais progressiva para as moedas digitais do banco central ( CBDCs ) até o momento, de acordo com o CEO do Circle, Jeremy Allaire.
O único banco global que realmente se importa
Allaire disse que o banco central da China tem o pensamento mais avançado sobre os CBDCs em uma entrevista exibida no Phoenix Chinese News em 9 de setembro.
Segundo Allaire, o Banco Popular da China (PBoC) é o único banco central global que trabalha no CBDC a partir de uma perspectiva de pesquisa e desenvolvimento. O CEO do Circle enfatizou que o PBoC parece ser o banco central mais significativo para o lançamento comercial de uma moeda digital, acrescentando que não há mais ninguém no mundo que esteja próximo.
Allaire expressou ainda entusiasmo com a possível interação do CBDC do PBoC com as stablecoin atreladas ao dólar dos Estados Unidos. Ele disse:
“Para nós, trabalhamos há vários anos na moeda do dólar americano, que cresce muito rapidamente. E acho que estamos empolgados em ver como coisas como a moeda digital do banco central chinês podem eventualmente interagir ou ser negociadas com coisas como a moeda do dólar americano. “
CBDC da China contorna o sistema bancário ocidental
As declarações positivas da Allaire sobre as iniciativas de PBoC no espaço CBDC ocorrem em meio ao lançamento de uma nova stablecoin atrelada ao yuan chinês, a CNHT, pela grande empresa de stablecoin Tether. A empresa anunciou oficialmente a notícia em 9 de setembro, explicando que o novo stablecoin está atrelado ao yuan offshore, que supostamente o libertará das políticas monetárias de Pequim.
Em certo sentido, Allaire estava reiterando sua postura otimista no PBoC, depois de afirmar anteriormente que uma versão em moeda digital do renminbi da moeda nacional da China pode ignorar o sistema bancário ocidental.
Enquanto isso, de acordo com relatórios não confirmados , o Banco Popular da China está supostamente montando seu primeiro CBDC com o gigante do varejo online Alibaba, o gigante da Internet Tencent, cinco organizações bancárias e uma entidade desconhecida, conforme divulgado no final de agosto.
Além disso, em 20 de agosto, um relatório local afirmou que o PBoC estava quase pronto para lançar sua moeda digital apoiada pelo estado, que pode ter sido influenciada pela inauguração da Libra a criptomoeda do Facebook anunciada em junho de 2019.