Cidade da Flórida pagou R$ 2 milhões em bitcoin para resgatar sistema sequestrado por ransomware
Hackers que paralisaram a infra-estrutura de TI da cidade de Riviera Beach, na Flórida, receberam 600 mil dólares. Isso ocorreu depois que a Câmara Municipal da cidade aprovou a seguradora da cidade a atender às demandas de resgate dos hackers que plantaram um ransomware nos sistemas de computadores da cidade.
Os hackers exigiram 65 bitcoins, que valem mais de US $ 606 mil no preço atual do bitcoin, de acordo com o jornal Local The Palm Beach Post.
Pagamento rápido e resgate em bitcoin
Talvez como uma indicação da urgência do assunto, o conselho votou por unanimidade em dois minutos para autorizar o pagamento.
O ataque ocorreu no final do mês passado quando um funcionário do departamento de polícia da cidade abriu um anexo de e-mail infectado. Serviços essenciais, como e-mail e intranet foram bloqueados.
A cidade teve que recorrer a uma solução manual para efetuar pagamentos a fornecedores e aceitar pagamentos por serviços públicos.
O valor de mais de US $ 600.000 em bitcoins não é a única despesa que a cidade teve. No início deste mês, a Câmara Municipal de Riviera Beach autorizou um pagamento de US $ 941.000 pela compra de novos computadores não infectados.
A cidade também contratou consultores por custos não revelados. Isso poderia levar os custos totais incorridos pelo ataque do ransomware a mais de US $ 1,5 milhão.
Outras cidades negaram pagamento em bitcoins para hackers
Esses ataques de ransomware em cidades vulneráveis estão crescendo. Riviera, no entanto, se destaca por concordar em pagar os golpistas. Outras cidades como Baltimore já se recusaram a atender tais demandas de resgate de bitcoins. Isso é porque os hackers podem não honrar sua palavra depois de receber o pagamento.
No caso de Baltimore, os hackers exigiam um resgate de bitcoins que estava sendo cotado em cerca de US $ 80.000. Citando o conselho do FBI e do Serviço Secreto, a cidade se recusou a pagar.
Além disso, os oficiais da cidade expressaram dúvidas de que pagar um resgate livraria completamente os sistemas do malware. O prefeito de Baltimore, Jack Young, também insinuou que pagar o resgate do bitcoin significaria recompensar o comportamento criminoso.
Saiba mais em Cidade da Flórida pagou R$ 2 milhões em bitcoin para resgatar sistema sequestrado por ransomware