Christine Lagarde convida europeus a opinar sobre o CBDC da zona do euro

O ex-chefe do FMI e presidente do Banco Central Europeu solicitou sugestões sobre o possível CBDC

Em um tópico do Twitter no domingo, Christine Lagarde, ex-diretora-gerente do FMI e atual presidente do Banco Central Europeu, publicou comentários sobre uma potencial moeda digital do banco central da zona do euro (CBDC). 

“Ainda estamos em fase de revisão e considerações, mas acabamos de lançar uma consulta pública para que os consumidores e europeus realmente expressem sua preferência e nos dizer se ficariam felizes em usar um Euro digital apenas da maneira como usam um Moeda de euro ou uma nota de euro sabendo que é o dinheiro do banco central que está disponível e não podem confiar ”, disse Lagarde em um vídeo do tópico. 

Os comentários sobre um possível CBDC foram parte de uma série maior de reflexões sobre o que Lagarde teóricou como um “ano difícil”. 

Entre os discutidos estavam disponíveis o impacto do Coronavirus e como o BCE respondeu, uma importância de examinar como a política bancária poderia combater as mudanças climáticas e como criptomoedas podem se adequar melhor às escolhas de estilo de vida moderno por parte dos europeus.

“Como os europeus estão cada vez mais se voltando para o digital nas formas como gastam, economizam e investem, devemos estar preparados para emitir um euro digital, se necessário”, escreveu Lagarde. 

Como Cointelégrafo relatado anteriormente, o BCE tem um roteiro para um estudo CBDC mais sério em 2021 . Além disso, os bancos centrais de todo o mundo estão tomando medidas exploratórias, embora cautelosas, para a emissão de CBDCs. 

O Tweet também vinculou a um formulário de pesquisa em que o banqueiro-chefe convidava a compartilhar suas idéias. 

“Também estou ansioso para ouvir sua opinião sobre isso.”

LEIA MAIS

Você pode gostar...