Xi Jinping, presidente da China, ‘deu credibildade à criptomoeda’, diz Novogratz
A adesão do presidente chinês à tecnologia blockchain provocou um recente aumento no preço do Bitcoin, disse o CEO da Galaxy Digital, Mike Novogratz.
O presidente da China, Xi Jinping, deu credibilidade à blockchain e à criptomoeda, clamando para o país que acelerasse a adoção da blockchain, disse Mike Novogratz, CEO da Galaxy Digital. O investidor de criptomoeda fez suas declarações durante a Reuters Global Investment Outlook 2020 Summit em Nova York em 5 de novembro.
Xi “apenas cripto e blockchain credenciadas”
Michael Novogratz, fundador do banco de investimentos em cripto Galaxy Digital e um grande otimista do Bitcoin (BTC), acredita que o anúncio do presidente chinês no final de outubro provocou o recente aumento no preço do Bitcoin.
Ao instar a China a adotar a tecnologia blockchain para o bem do país, Xi “apenas deu credibilidade à cripto e à blockchain”, afirmou Novogratz.
Em 24 de outubro, Xi expressou sua posição positiva sobre a tecnologia blockchain na sessão do Comitê Politburo sobre tendências da tecnologia blockchain. O presidente enfatizou que a adoção de tecnologias integradas de blockchain é fundamental para promover a inovação tecnológica e a transformação da indústria.
China abre para a indústria após anos de ceticismo
Posteriormente, a publicação estatal chinesa People’s Daily esclareceu que a posição positiva de Pequim sobre a tecnologia blockchain não deve ser interpretada como suporte a criptomoedas como o Bitcoin.
Apesar do alerta da agência sobre “especulação”, a China deu mais um passo a favor das criptomoedas em 6 de novembro, confirmando que a mineração de Bitcoin não será mais uma indústria indesejável no país.
A inversão de marcha da China ocorre meses depois que a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China revelou seu plano de eliminar a mineração de criptomoeda no país.
Enquanto o comércio de criptomoedas ainda é formalmente proibido na China, o Comitê Permanente do 13º Congresso Nacional do Povo na China aprovou uma nova “lei de cripto” em 26 de outubro que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2020.
A nova legislação estipula novos padrões para a aplicação de criptomoeda e o gerenciamento de senhas no país e implicitamente se relaciona com os regulamentos de criptomoeda.
No final de outubro, um executivo do think tank de economia chinês China Center for International Economic Exchange previu que o banco central da China será o primeiro a lançar uma moeda digital com sucesso.