Moeda digital da China deve atingir o domínio da Alibaba e da Tencent no setor de pagamentos digitais
O Banco Central da China pode estar planejando usar sua moeda digital para conter o domínio da Alibaba e da Tencent no setor de pagamentos digitais.
O Banco Popular da China (PBoC) planeja usar seu sistema eletrônico de moeda digital (DCEP) – outro apelido para sua moeda digital do banco central (CDBC) – para atingir o domínio de gigantes da tecnologia como Alibaba e Tencent no setor de pagamentos digitais.
O relatório vem apenas alguns dias depois de as reivindicações do banco central terem solicitado uma agência antitruste a lançar uma investigação contra a Alipay e o WeChat Pay por usar seu domínio para reprimir a concorrência.
De acordo com o Financial Times, mesmo os reguladores e executivos do grupo financeiro Alibaba concordaram que o PBoC terá como alvo o domínio de mercado dos pagamentos da Alipay e WeChat.
A partir de agora, a subsidiária financeira da Alibaba, Alipay, e o WeChat Pay, da Tencent, controlam a maioria dos pagamentos digitais em toda a China, enquanto os bancos são deixados para trás na competição. No primeiro trimestre de 2020, a Alipay processou quase 56% de todos os pagamentos móveis na China.
O Banco Central da China está nivelando o jogo
De acordo com os detalhes recebidos pelo Financial Times de vários funcionários familiarizados com as estratégias do banco central, o PBoC usará o DCEP para oferecer aos bancos oportunidades iguais no campo dos pagamentos digitais, como anteriormente fazia com os gigantes da tecnologia.
Refletindo sobre as oportunidades sem precedentes dadas aos gigantes da tecnologia para alavancar os pagamentos digitais, o chefe de pesquisa econômica asiática de um grande banco internacional disse que o ex-presidente do PBoC, Zhou Xiaochuan, permitiu que Alipay e WeChat Pay “crescessem como monstros”, apesar das queixas dos bancos chineses e a Comissão Reguladora Bancária da China.
Em uma declaração separada, um alto funcionário da Autoridade Monetária de Hong Kong familiarizado com o assunto disse:
“Eles [PBoC] querem condições mais equitativas para os bancos. Os pagamentos de varejo são dominados pela Alibaba e Tencent, enquanto os bancos são menos ativos em pagamentos eletrônicos.”
A China está lutando contra a Alipay e o WeChat Pay?
No auge de seu hype em março, vários relatórios afirmaram que Alibaba e Tencent eram uma parte ativa do projeto “Yuan digital”. No entanto, no mês passado, um relatório do South China Morning Post sugeriu que a China estava lançando sua moeda digital como uma opção de pagamento alternativa para Alipay e WeChat Pay. O Cointelegraph também informou que essas duas empresas não estavam na lista de participantes do projeto de moeda digital da China.
Por outro lado, alguns acreditam que o DCEP não funcionará contra a Alipay e o WeChat Pay, mas os integrará ao sistema para pagamentos digitais mais rápidos e suaves. Também deve ser observado que a Alipay possui várias patentes relacionadas à moeda digital da China, o que é indicativo do fato de que a empresa ainda não está completamente fora do jogo.
Leia mais:
- Governos de todo o mundo despertam para blockchain à medida que o poder do Dólar diminui, diz CEO da Ripple
- Executivo do Banco Central da China pressiona por moedas digitais
- É o sonho da China que atrapalha a implementação do Yuan digital, diz executivo da Fisco
- Casa de Câmbio Gemini preparada para receber Leilões Diários de Ether à partir de Sexta-Feira
- Emresa de empréstimos de criptomoeda Genesis processa US $ 550 milhões nos primeiros seis meses
- Jeremy Allaire, CEO da Circle: Stablecoins que usem padrões abertos prevalecerão
- Moeda BreakoutCoin Gera 851 BTC em Crowdsale pública e já está na Bittrex