Banco Central da China conclui projeto e testes conjuntos para sua planejada CBDC
O Banco Central da China concluiu o projeto principal e os testes conjuntos para sua moeda digital do banco central, que será lançada em breve.
O Banco Central da China concluiu o projeto de escopo e os testes conjuntos de sua moeda digital do banco central, que será lançada em breve (CBDC).
Como o jornal local Sina divulgou em 10 de janeiro, o Banco Popular da China (PBoC) realizou o escopo de seu planejado do yuan digital, desenvolveu padrões relevantes, realizou pesquisa e desenvolvimento e um teste conjunto do CBDC.
O banco apresentou os últimos desenvolvimentos em um artigo dedicado, destacando também planos para melhorar a segurança cibernética da rede do setor financeiro e formular regras para o credenciamento de infra-estrutura crítica de informações.
Primeiros testes reais
As notícias de que a China estaria planejando realizar os primeiros testes para sua CBDC no mundo real apareceram no início de dezembro do ano passado, com o piloto inicial da CBDC definido para a cidade de Shenzhen antes do final de 2019 e pode incluir a cidade de Suzhou.
Dentro dos testes, a CBDC da China deveria ir além do sistema do banco central e entrar em cenários de serviços como transporte, educação e tratamento médico, entre outros.
No começo deste mês, o PBoC noticiou que progredia suavemente com o yuan digital.
Padrões de encriptação para a CBDC
Como o Cointelegraph publicou em uma análise sobre o tema, a lei da China que rege o gerenciamento de senhas criptográficas entrou em vigor, com o objetivo de estabelecer padrões para a aplicação de criptografia e o gerenciamento de senhas. Sale Lilly, analista de políticas da China e professor de tecnologias de blockchain na Rand Corporation, disse ao Cointelegraph que a lei “é altamente complementar a muitos dos esforços e tarefas necessários para implantar uma CBDC”.
Lilly observou que o progresso da CBDC dependeria da severidade dos padrões de criptografia de “Core” e “Comuns” e comentou ainda:
“Se a experiência da China em tentar unificar os padrões criptográficos do governo é algo como a experiência das Forças Armadas dos EUA, os padrões mais altos de criptografia e escala de confiança dos usuários a uma taxa mais lenta, então os oráculos e agentes confiáveis para um acesso privado ou com permissão de acesso ao blockchain CBDC implicam um comércio natural -off entre segurança chave e velocidade de integração de participantes da economia digital; bancos, fornecedores e uma série de entidades governamentais chinesas em funções tributárias e financeiras “.