China estuda a utilização de blockchain e IA para financiamento transfronteiriço

A China está investigando a aplicação da blockchain ao financiamento transfronteiriço, com atenção especial dedicada aos aplicativos de gerenciamento de riscos.

A China está estudando a aplicação de blockchain e Inteligência Artificial (IA) ao financiamento transfronteiriço, relatou a Reuters em 27 de outubro.

Blockchain na gestão de riscos

Lu Lei, vice-chefe da agência regulatória chinesa, State Administration of Foreign Exchange (SAFE), disse que há planos de usar blockchain e IA em financiamento transfronteiriço, com atenção especial dedicada a aplicativos de gerenciamento de riscos. 

Lei observou que a SAFE promove a aplicação de tecnologia financeira e IA ao financiamento internacional e ao gerenciamento de riscos.

Seu desejo de inovar está de acordo com as observações do presidente da China, Xi Jinping, que recentemente pediu que o país acelere sua adoção das tecnologias blockchain, como um núcleo de inovação. Lei também destacou a importância de gerenciar o risco:

“Precisamos prestar atenção especial ao rápido desenvolvimento das finanças digitais e blockchain. […] Quando não temos muita certeza de onde está indo uma (nova) forma de negócio, devemos prestar atenção ao gerenciamento de riscos.”

Mais abertura financeira no futuro próximo

Segundo Lei, a infraestrutura financeira serve de base ao gerenciamento de riscos. Ele também prometeu abrir o mercado de capitais chinês, incluindo títulos, e consolidar canais de investimento para investidores estrangeiros.

Como o Cointelegraph informou ontem, o Comitê Permanente do 13º Congresso Nacional do Povo da China aprovou uma nova “lei de criptografia” em 26 de outubro, que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2020.

Você pode gostar...