Projeto de blockchain nacional da China vai suportar a linguagem de contrato inteligente DAML
A DAML da Digital Asset vai conectar diversas blockchains em projeto de DLT nacional da China.
O Blockchain Serviso Network (BSN), a maior iniciativa de infraestrutura de blockchain da China, agora tem uma linguagem de programação de contrato inteligente unificada.
A Red Date Technology, uma grande empresa de tecnologia envolvida no desenvolvimento do BSN, vai suportar a DAML, uma linguagem de contrato inteligente desenvolvida pela startup americana de blockchain Digital Asset.
Ao anunciarem a notícia no dia 14 de setembro, os executivos da empresa disseram que a DAML agora será o “padrão exclusivo” para desenvolvimento de aplicativos descentralizados ou DApps, no BSN.
A integração permitirá a interoperabilidade dos DApps independentemente da rede de blockchain implementada. Dessa maneira, desenvolvedores não precisarão reescrever os seus contratos inteligentes toda vez que implementarem um certo aplicativo do BSN em uma nova plataforma baseada em outra blockchain.
De acordo com o o anúncio, a Red Date Technology e a Digital Asset estão planjeando terminar o primeiro piloto da DAML no BSN até novembro de 2020. O piloto incluirá a implementação de um aplicativo DAML interoperando duas blockchains – a Hyperledger Fabric da IBM e a FISCO BCOS do WeBank.
O aplicativo vai também ser integrado ao core da arquitetura BSN, segundo disseram os representantes da empresa. Depois do piloto, uma disponibilidade geral para desenvolvedores trabalhando com DAML no BSN é esperada em 2021.
Yifan He, CEO da Red Date Technology, disse que a DAML agora será a linguagem de contrato inteligente exclusiva do BSN:
“Escolhendo a DAML como linguagem de contrato inteligente exclusiva do próprio BSN, nossos desenvolvedores terão a chance de usar uma linguagem de contrato inteligente unificada sem obstáculos e com interoperabilidade por todas as blockchains.”
Yuval Rooz, cofundador e CEO da Digital Asset, enfatiza que conectar plataformas de blockchain globais é a “chave para a adoção global”, dizendo que:
“Existem várias plataformas de blockchain disponíveis e mais outras chegando ao mercado […] O BSN já tem uma tração incrível com mais de 130 nós em produção ao redor da China. Com a integração com a DAML, o BSN terá uma linguagem para aplicativos unificada e um protocolo de interoperabilidade de ponta para viabilizar essa visão ainda além.”
Com piloto lançado em 2019, o BSN é a uma iniciativa finaciada pelo estado chinês com o intuito de apoiar negócios de médio porte no desenvolvimento e implementação de aplicativos de blockchain. Como reportado pela Cointelegraph, o BSN vai integrar suporte ao stablecoin em 2021 para desbloquear métodos de pagamento para vários serviços no ecossistema BSN.
Mais cedo neste ano, o WeBank, novo banco privado chinês fundado pela Tencent, começou a explorar a integração de linguagem DAML para o seu consórcio de blockchain FISCO BCOS.