Banco central da China lança versão piloto da carteira digital de yuan

O aplicativo “e-CNY (versão piloto)” foi disponibilizado para download nas lojas de aplicativos chinesas Android e Apple na terça-feira (4).

À medida que o banco central da China intensifica seus esforços para criar uma moeda digital, o país lançou uma edição piloto de seu aplicativo de carteira digital em yuans em lojas de aplicativos para celulares.

O instituto de pesquisa de moeda digital do Banco Popular da China (PBoC) desenvolveu o aplicativo “e-CNY (versão piloto)”, que estava disponível para download nas lojas de aplicativos chinesas Android e Apple na terça-feira (4) em Xangai.

De acordo com um tweet da BlockBeats, uma fonte de notícias local, os usuários individuais na China agora podem baixar uma versão inicial do aplicativo para testar a abertura e o gerenciamento de uma carteira pessoal, bem como de transações digitais em yuans.

O aplicativo e-CNY já está disponível nas lojas de aplicativos iOS e Android.

Este aplicativo é a plataforma de serviço oficial da CBDC da China para que usuários individuais realizem testes-piloto, fornecendo abertura e gerenciamento de carteira pessoal e-CNY, serviços de troca e circulação de e-CNY. #CBDC pic.twitter.com/c8S1newxiw

– BlockBeats (@BlockBeatsChina) 4 de janeiro de 2022

No entanto, de acordo com um relatório da Reuters, o aplicativo afirma que está em uma fase experimental de pesquisa e desenvolvimento e só pode ser acessado por indivíduos selecionados por meio de provedores de serviços autorizados do e-CNY.

No final do outono de 2021, o governador do PBoC Yi Gang declarou que o país continuaria a desenvolver sua moeda digital de banco central (CBDC) e a melhorar o design e o uso, incluindo o aprimoramento da interoperabilidade com os sistemas de pagamento atuais. O PBoC anunciou em uma reunião de final de ano que continuaria a pressionar por um maior desenvolvimento do yuan digital.

A China assumiu uma liderança significativa no desenvolvimento de uma CBDC para uso público, ultrapassando a maioria dos países, que ainda estão nos estágios de pesquisa de um CBDC. O Banco Popular da China disse que a moeda digital poderia ser usada durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim em 2022. No entanto, senadores dos Estados Unidos expressaram preocupação com essa afirmação, afirmando que os atletas americanos não deveriam utilizar a moeda em um evento realizado na China.

O Federal Reserve dos EUA, por sua vez, ainda está pensando em introduzir ou não uma CBDC para os Estados Unidos. Conforme relatado pelo Cointelegraph em setembro, o banco central dos Estados Unidos afirmou que estava estudando os benefícios da criação de um dólar digital e, eventualmente, apresentaria um artigo sobre o assunto.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...