China pode alterar a blockchain do Bitcoin e ficar imune a prejuízo, diz CEO da Ripple

O CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, considera possível o cenário em que a China poderá reverter uma transação de Bitcoin. Segundo ele, isso tornaria o país imune a prejuízos em BTC.

O executivo da empresa especulou esse cenário ao comentar sobre a importância dos investimentos em blockchain. A fala foi dada em entrevista durante o evento online DC Fintech Virtual Experience.

O que você acha que aconteceria se o primeiro-ministro Ji [Xi Jinping] perder um milhão de dólares em Bitcoin? Você não acha que o partido comunista chinês tem a oportunidade de alterar a blockchain do Bitcoin e reverter a perda de um milhão de dólares do primeiro-ministro Ji em Bitcoin que poderia ter sido hackeado?

É o segundo executivo da Ripple em dois meses que um executivo da Ripple comenta o mesmo assunto. Em agosto, o co-fundador da empresa, Chris Larsen, disse que a China poderá, no futuro, bloquear ou reverter pagamentos em Bitcoin feitos entre países.

Garlinghouse admite que a perspectiva é alarmista, mas não descarta a possibilidade levantada. O cenário não considera, por exemplo, questões de energia elétrica. No entanto, ele pontua que seria algo possível tanto com o Bitcoin quanto como Ethereum.

Ele lembra ainda que a China concentra entre 66% e 75% dos mineradores de Bitcoin. Dessa maneira, algo como a reversão de transações seria possível. O argumento parte da ideia de que alguém de controle a maioria dos nós possa executar um ataque de 51% na rede.

CEO da Ripple pede mais uma vez por ações do governo dos EUA

Segundo o CEO da Ripple, o eventual controle da China sobre a blockchain do Bitcoin obriga os EUA a aumentarem investimentos no setor de blockchain. No entanto, o executivo vê uma barreira regulatória para novos projetos.

Ele cita que mercados como Reino Unido, Japão e Singapura têm regras mais claras que ajudam a promover negócios cripto. Garlinghouse, vale lembrar, já chegou a dizer que a Ripple poderia deixar os EUA caso não haja mais clareza regulatória no país para empresas de blockchain.

Semana passada eu conversei com um desenvolvedor em San Francisco, e ele estava falando em criar [um negócio] no Ethereum. Ele citou como uma das razões a clareza sobre a regulação na plataforma. Isso [a clareza de regulação] seria algo que ajudaria a Ripple, ajudaria outras empresas.

O artigo China pode alterar a blockchain do Bitcoin e ficar imune a prejuízo, diz CEO da Ripple foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...