China: Media Alliance usa tecnologia Blockchain para proteção de direitos autorais

30 grandes meios de comunicação chineses estabeleceram uma nova aliança para proteção de direitos autorais usando a tecnologia blockchain.

Uma aliança de proteção de direitos autorais de mídia foi estabelecida em Pequim para fornecer serviços de proteção de direitos autorais usando a tecnologia blockchain, de acordo com a rede de mídia estatal chinês International Finance News em 19 de dezembro.

A recém-criada aliança – a “China Financial Media Copyright Protection Alliance” – envolve mais de 30 grandes meios financeiros, como International Finance News, Economic Information Daily, China Business News, Beijing Business Daily e Daily Economic News, entre outros.

A aliança visa fornecer “sistemas de autorização razoáveis, melhorando os mecanismos de transação autorizados, fortalecendo a autodisciplina dos direitos autorais do setor e desenvolvendo a cooperação de direitos autorais no setor”. Qi Huisheng, secretário do antigo grupo do Partido Comunista da Associação de Jornalistas da China disse:

“Repórteres e jornais devem estabelecer consciência de direitos autorais, resolver problemas comuns na proteção de direitos autorais através de tecnologia e outros meios, e comunicar ativamente com equipes técnicas relevantes para proteger os direitos autorais originais…”

O International Finance News relata que a aliança usará a tecnologia blockchain “para fornecer autenticação original e proteção de direitos autorais para obras originais”. A Aliança pretende usar a tecnologia para “incorporar o identificador único ‘DNA’ no artigo.” Desde que o artigo mantenha uma semelhança de 70%, seja ela transferida através de mídias sociais ou de vários sites, o “DNA” pode ser supostamente rastreado até o original:

“… uma vez que uma infração é descoberta, a plataforma de tecnologia obterá evidências imediatamente.”

Em junho, uma associação de mais de 100 veículos de mídia estabeleceu a “Global Media Blockchain Alliance” em Hong Kong, com o objetivo de fornecer informações de alta qualidade sobre a indústria de blockchain ao público e criar um “ambiente saudável de opinião pública”.

No mês passado, 54 empresas chinesas diferentes, cobrindo a tecnologia blockchain em finanças e comércio, estabeleceram a Aliança Blockchain de Guangdong, Hong Kong e Macau. O novo grupo supostamente promoverá a inovação e, em conjunto, desenvolverá a tecnologia blockchain no país.

Você pode gostar...