China ‘definitivamente’ lançará sua moeda digital no mínimo daqui seis meses, diz investidora
Edith Cheung, parceira da prova de capital, disse à grande mídia que a moeda digital de Pequim pode dar as caras já em maio do ano que vem.
A China “definitivamente” implementará sua moeda digital nos próximos seis meses a um ano, disse uma investidora local de blockchain.
Falando à CNBC em 20 de novembro, Edith Cheung, parceira do fundo de capital de risco focado em blockchain Proof of Capital, parecia convencida sobre a chegada iminente da moeda digital.
Cheung: lançamento pode acontecer em maio de 2020
“Penso que definitivamente dentro dos próximos seis a doze meses”, disse ela à rede sobre um prazo de lançamento.
A China revelou que desenvolve o yuan virtual há vários anos, mas altos funcionários do governo até agora se recusaram a declarar quando isso poderia se tornar realidade.
Para Cheung, no entanto, as potências estrangeiras já devem estar preparadas para responder, pois a China parece se tornar o primeiro país do mundo a emitir uma versão digital de sua moeda nacional.
“Eu realmente acho que os Estados Unidos precisam se apressar; ter um pensamento e uma política fortes, pelo menos uma direção para o dólar virtual”, continuou ela.
No início deste mês, outro investidor apresentou uma previsão mais otimista para o lançamento da moeda digital, alegando que ela estaria entre nós em apenas três meses.
Expectativa de blockchain versus realidade
A China permanece no centro das atenções enquanto os planos de moeda digital são executados em conjunto com o endosso oficial da tecnologia blockchain. Anunciada pelo presidente Xi Jinping no mês passado, a política ainda está afetando os projetos chineses de blockchain, vários dos quais viram o valor de seus próprios tokens de criptomoeda aumentar consideravelmente.
Ao mesmo tempo, a mídia estatal chinesa recentemente jogou água fria nos níveis atuais de compromisso com a blockchain.
Segundo novas estatísticas, apenas cerca de 10% das 32.000 empresas na China que afirmam usar a tecnologia realmente o fazem.