China: Mineradores crypto vendem dispositivos de mineração “aos quilos” em meio ao declínio do mercado
Os mineradores de criptomoedas chineses estão supostamente vendendo seus equipamentos de mineração “aos quilos”, ao atingirem o “preço de fechamento” em meio ao recente crash do mercado.
As operações de mineração de criptomoedas na China estão supostamente vendendo máquinas de mineração por peso, ao contrário do preço por unidade. Esta liquidação foi relatada pela crypto outlet local 8BTC na quarta-feira, 21 de novembro, com referência ao pool de mineração de criptomoedas F2Pool.
Os mercados de criptomoeda experimentaram um declínio generalizado ao longo da semana passada, com o Bitcoin (BTC) caindo para tão baixo quanto $ 4.300 por moeda.
O declínio resultou em uma queda similar na rentabilidade da mineração e obrigou as operadoras chinesas a vender seus dispositivos de mineração com prejuízo, segundo o 8BTC. A agência de notícias informou que as mineradoras estão sendo vendidas “por quilo”, citando um post feito pelo fundador da F2Pool na plataforma de microblogging Weibo.
Os mineradores de crypto estão especialmente ansiosos para vender os modelos mais antigos, incluindo o Antminer S7, o Antminer T9 e o Avalon A741, já que eles alcançaram seu “preço de fechamento”. De acordo com a Tencent News, a receita da mineração não é mais suficiente para cobrir a energia elétrica e outros custos associados.
A queda do mercado teria afetado principalmente pequenas e médias operações de mineração nas regiões chinesas de Xinjiang e Mongólia Interior. Lá, 8BTC relata que, algumas máquinas de mineração estão sendo vendidas no mercado de segunda mão para apenas 5 por cento do seu valor original. Uma máquina de mineração comprada a um preço de até 20 mil yuans (US $ 2.885) há um ano é vendida atualmente por apenas mil yuans (US $ 144).
O preço do Bitcoin continuou caindo, juntamente com o restante do mercado de cryptos, desde a atualização do Bitcoin Cash (BCH) em 15 de novembro. A atualização levou as casas de câmbio de criptomoedas pelo mundo a suspender as negociações e retiradas do BCH.
No início deste mês, a gigante de mineração Bitcoin, Bitmain, anunciou planos para chegar às fazendas de mineração locais na província de Xinjiang, rica em carvão, e implantar cerca de 90.000 dispositivos Antminer S9 na região. A movimentação de Bitmain é considerada estratégica na “guerra de energia” de computação associada ao hard fork do BCH.
No momento da publicação, os mercados de criptomoedas se acalmaram, com a maioria das dez principais criptomoedas vendo apenas perdas moderadas. O BTC pairou hoje entre US $ 4.450 e US $ 4.630.
Em setembro, o CEO da F2Pool publicou um infográfico que indicava que, se o preço do Bitcoin chegasse a menos de 36.792 yuans chineses (cerca de US $ 5.376), a mineração da criptomoeda com um T9 Antminer se tornaria não mais lucrativa. No caso de um minerador modelo S7, o ponto de equilíbrio alcançou um ponto de preço de Bitcoin significativamente mais alto de cerca de 79.258 yuanes (cerca de US $ 11.581).