China: Laboratório de moeda digital do Banco Central lança centro de pesquisa numa província oriental
O banco central da China está ampliando as atividades de seu Laboratório de pesquisa sobre moeda digital além da capital do país.
O Banco Central da China, o Banco Popular da China (PBoC), está ampliando as atividades de seu Laboratório de pesquisa sobre moeda digital além da capital do país, informou a mídia local CNstock em 5 de setembro.
A notícia revela que o laboratório abriu um novo centro de pesquisa de tecnologia financeira em Nanjing, capital da província chinesa de Jiangsu. O estabelecimento de centros de fintech municipais alegadamente é destinado a apoiar o teste do PBoC de seu protótipo de moeda digital recentemente desenvolvido, à medida que o banco leva o protótipo à produção.
O centro de Jiangsu foi estabelecido em parceria com o governo municipal, a Universidade de Nanjing, a filial de Jiangsu do PBoC, e o Banco de Jiangsu, escreve a CNstock.
O centro visa servir como uma ponte entre “política, produção, estudo, pesquisa e uso” e, para isso, reunirá recursos de departamentos governamentais, parques de alta tecnologia, instituições financeiras e universidades, a fim de pilotar aplicativos fintech de ponta e promovê-los em todo o país.
Como nota a CNstock, o novo centro foi fundado vários meses depois que o Digital Currency Research Lab estabeleceu sua subsidiária integral na cidade de Shenzhen, no sul da China, também em colaboração com o governo municipal. A cidade de Shenzhen está programada para ser a primeira cidade a testar a moeda digital “legal” do PBoC e fornecer a preparação sistemática para o seu lançamento, incluindo a cooperação com os reguladores do país.
Como a Cointelegraph informou ontem, a sub-filial central de Shenzhen do PBoC iniciou oficialmente a fase de testes de sua plataforma de financiamento de comércio blockchain antes do previsto.
O laboratório do PBoC também está aumentando os pedidos de patentes para sua moeda digital planejada, que inclui várias patentes para uma carteira de moeda digital. A CNstock relata ainda que o PBoc tem uma série de patentes recém-reveladas, abrangendo métodos e sistemas de gerenciamento digital de moedas acionados por condições de taxas de juros de empréstimos, bem como métodos e sistemas de câmbio digital.