Futuras moedas digitais da China e do Reino Unido parecem ter pouco em comum

Após analisar os planos para as CBDCs chinesas e britânicas, a InterChain Pulse observou as diferenças e semelhanças das futuras moedas digitais.

À medida que os principais projetos de moeda digital do banco central (CBDC) se desenvolvem rapidamente, torna-se claro que nem todas as moedas digitais terão a mesma aparência ou o mesmo método de funcionamento.

Uma análise recente do grupo chinês de mídia financeira InterChain Pulse, revela que dois dos projetos mais visíveis – o Bank of England (BoE) e o People’s Bank of China (PBoC) – podem ser mais diferentes do que parecem.

A InterChain Pulse citou o documento de discussão do BoE divulgado no início deste mês, onde a instituição financeira pesava seriamente os prós e contras da emissão de uma CBDC.

A InterChain comparou as disposições estabelecidas no relatório do banco com as do PBoC e concluiu que os dois têm diferenças significativas em seu design.

Ao contrário da China, onde o banco central será a autoridade emissora da CBDC, a Grã-Bretanha atribuiu a emissão da CBDC ao parlamento. Além disso, a China está trabalhando na digitalização de sua moeda nacional, o yuan, enquanto a Grã-Bretanha planeja criar um competitivo sistema de pagamento.

Comparado com a moeda digital do PBoC, outra diferença significativa é a aplicação de contratos inteligentes para garantir transações. Atualmente, a moeda digital do banco central chinês não suporta esse tipo de operação.

A CBDC do BoE cumprirá as disposições contra lavagem de dinheiro (AML), o financiamento de procedimentos de terrorismo e será compatível com a Legislação Geral de Proteção de Dados.

A CBDC do PBoC deve cumprir as disposições de AML e as próprias regras de privacidade do banco.

A InterChain Pulse observou algumas semelhanças entre os dois projetos, sendo o mais notável, que nenhum deles será baseado na tecnologia blockchain. Como ambos serão usados ​​para transações, o BoE e o PBoC estão desenvolvendo redes que se concentram no suporte a uma frequência de transação muito alta.

Além disso, a InterChain Pulse afirma que nenhuma rede reconhecerá outro tipo de moeda digital. 

Patentes recentes lançam luz sobre o yuan digital da China

Como o Cointelegraph relatou recentemente, as patentes da plataforma de pagamentos chinesa Alipay – que está trabalhando no projeto da CBDC – revelaram alguns detalhes sobre os recursos do yuan digital.

Entre eles, o próprio Alipay será um emissor secundário da moeda, enquanto a funcionalidade da carteira pode ser determinada pelo comportamento e dados pessoais.

Você pode gostar...