Chega de brigar com o Wi-Fi, prepara-se para o mundo da internet das coisas e deem boas vindas ao Wi-Fi 6

Novo padrão de conectividade do Wi-Fi também é voltado para internet das coisas e vai permitir conexões simultâneas sem perder poder

Muitos especialistas têm salientado como o 5G pode ser a pedra fundamental a impulsionar aplicações IoT e como blockchain será a espinha dorsal deste novo tipo de conectividade, porém para o efetivo estabelecimento das conexões entre os dispositivos também será preciso que a internet compartilhada entre eles tenha capacidade para escalabilidade é ai que entra o Wi-Fi 6.

O novo padrão de conectividade do Wi-Fi 6 não é apenas uma atualização dos protocolos de conectividades que temos hoje no Wi-Fi 5 mas uma nova forma de compartilhamento de internet entre dispositivos voltado para internet das coisas.

O Wi-Fi 6 faz uma mudança profunda no rótulo 802.11ac que passará para  802.11ax voltado para propocionar uma conectividade compartilhada de alta eficiência, por meio dele, a velocidade de transferência pode subir até 12gb por segundo sem congestionamento ou latência mesmo que a rede seja compartilhada por diferentes dispositivos.

“O Wi-Fi 6 se torna realmente interessante quando você começa a pensar em termos da Internet das Coisas, ele foi pensado justamente para o desenvolvimento pleno de aplicações em IoT”, destaca Tom Soderstrom, diretor de tecnologia e inovação de TI do laboratório de propulsão a jato da NASA.

Assim como salientam os especialistas sobre 5G, Sonderstrom, diz que eletrodomésticos, serviços públicos, dispositivos móveis e até redes elétricas terão benefícios significativos com essa tecnologia, graças ao compartilhamento de conectividade que não ‘perde’ poder ao ter diferentes dispositivos compartilhando a mesma rede.

A mudança do Wi-fi 5 para o Wi-fi 6 envolve também a mudança de equipamentos que não poderão ser simplesmente atualizados, contudo aparelhos novos como o Galaxy S10 já foram produzidos com suporte ao Wi-fi 6 e ao 5G.

Blockchain será o elo de conectividade entre as diferentes interfaces de conecção, aparelhos e empresas de tecnologia que temos hoje. Sem blockchain 5G, Wi-Fi 6 e IoT não poderão aproveitar seu potencial como um todo”, declarou Da Hongfei, fundador da NEO.

Com noticiou o Cointelegraph, segundo Hongfei a tecnologia blockchain alinhada com IoT e 5G gerará cerca de US$ 3 trilhões em novos negócios superando Facebook, Amazon, Alibaba, Netflix e Google. 

“A blockchain vai gerar mais de US$ 3 trilhões em negócios, curiosamente, o valor que hoje têm as grandes empresas de tecnologia: Facebook, Amazon, Google, Alibaba e Netflix. Ela será a espinha dorsal de uma nova internet de valor que também irá conectar grandes corporações da internet além de permitir que novas tecnologias exerçam seu potencial como 5G e IoT”.

Confira mais notícias

Você pode gostar...