Charles Hoskinson: Ethereum seria melhor se Buterin usasse ‘Snow White’

O fundador do Cardano, Charles Hoskinson, disse que o Ethereum poderia ter se desenvolvido de maneira mais suave com a adição do consenso Snow White PoS.

Em uma entrevista recente ao Cointelegraph, o cofundador do Ethereum e o fundador do Cardano (ADA), Charles Hoskinson, discutiu uma possível aquisição antecipada que poderia ter feito um mundo de diferença para o Ethereum.

Segundo Hoskinson, se Vitalik Buterin aplicasse o consenso Snow White Proof-of-Stake (PoS), desenvolvido por Elaine Shi, isso teria acelerado bastante o desenvolvimento do Ethereum 2.0:

“Meu maior problema é que ele não dividiu e conquistou. Como, por exemplo, o desenvolvimento da Casper – com Casper, Vitalik poderia ter ido até Cornell e Elaine Shi. Ela escreveu um ótimo protocolo, chamado ‘Snow White – Branca de Neve’, que é um concorrente do nosso ‘Ouroboros’ [consenso do Cardano PoS]. E em 2016, Elaine Shi veio com isso, então ele poderia facilmente ir até lá e dizer: ‘Aqui está uma doação de US$ 5 milhões, vá desenvolver a Casper’.”

Elaine Shi é professora da Universidade de Cornell, um dos hubs de blockchain mais avançados dos Estados Unidos. Em 2016, ela foi coautora de um artigo sobre o consenso de Snow White PoS que “fornece a primeira prova formal e completa de um sistema de Prova de Participação em uma rede de participação aberta verdadeiramente descentralizada.” Os nodes podem ingressar a qualquer momento, mesmo após a criação do sistema.

 

Segundo Hoskinson, isso abordaria o “rigor acadêmico limitado”, que ele diz que prevaleceu no desenvolvimento do Ethereum. Buterin poderia ter os principais cientistas que estavam profundamente interessados no problema criando um belo algoritmo de consenso para ele, disse Hoskinson, deixando-o livre para se concentrar no desenvolvimento do restante dos negócios e da tecnologia. No entanto, Hoskinson disse que Buterin tinha outras idéias:

“Agora ele queria desenvolver a própria Casper, o que significava que dividia seu tempo entre ser CEO, engenheiro e cientista. E ele tentou desenvolver algo que não possuía experiência nativa e precisou aprender toda a teoria, mesmo que fosse um gênio. Leva tempo.”

Se você concorda ou não com a avaliação de Hoskinson, ele afirma praticar o que prega:

“Contraste isso com o Cardano, onde reunimos cientistas e seguimos o processo de revisão por pares. Escrevemos sistematicamente artigo após artigo. Esses artigos passaram por uma revisão por pares e, lentamente, construímos toda a teoria da Prova de Participação, ponto em que nos sentimos confortáveis e então começamos a conversar sobre isso.”

Hoskinson concluiu que melhorar a base sólida em vez de desenvolver algo novo do zero poderia ter economizado muito tempo e esforço para o Ethereum, além de evitar os atrasos crônicos que atormentavam o projeto.

Leia mais:

Você pode gostar...