Charles Hoskinson critica camada 2 do Bitcoin (BTC)
O fundador da Cardano, Charles Hoskinson, acredita que a blockchain do Bitcoin (BTC) terá problemas para integrar soluções de camada 2 (L2) semelhantes à rede Lightning.
Para ele, isso ocorre porque a tecnologia da criptomoeda-mãe não é compatível com as novidades.
Leia mais: As 10 criptomoedas para investir em janeiro de 2024
Bitcoin (BTC) ultrapassado?
O problema do Bitcoin, conforme o fundador da Cardano, é que a rede é difícil de alterar e adicionar novos recursos.
“O Bitcoin não vai mudar ou ganhar funcionalidades adicionais. Isso significa que tudo é insanamente difícil de fazer no L2 do Bitcoin e normalmente requer infraestrutura centralizada ou federada para operar”, disse Hoskinson.
Ele comparou a implementação de uma funcionalidade de L2 à própria rede. Conforme Hoskinson, é possível alterar blockchains como o Ethereum e a própria Cardano quando uma ferramenta de L2 possui um requerimento técnico.
É por isso que essas redes possuem ecossistemas de camada 2 ativos. Isso acontece porque elas são mais centralizadas que o Bitcoin. E, lembra Hosinson:
“Se é centralizada ou federada, não é o Bitcoin. É preciso prestar atenção na arquitetura e no design de startups antes de investir”.
L2 vem aí?
Charles Hoskinson, como sempre, não fala no vácuo. Seu comentário sobre as L2 do Bitcoin foi uma resposta ao cofundador do Stacks, Muneeb.
Na postagem original, ele falava sobre seu otimismo em relação à indústria de L2 do Bitcoin, que está ganhando o interesse de diversas startups.
Ou seja, a quantidade de soluções de camada 2 para a blockchain do Bitcoin só deve crescer no futuro. E isso, para Hoskinson, é impossível.
“Estando nessa indústria há 10 anos, já vi essa narrativa três vezes. Sempre após um halving. Todas as empreitadas de L2 vão aprender que isso é impossível porque o Bitcoin não pode mudar o suficiente para suportar os requisitos necessários para um ecossistema vibrante de L2”, explica.
O artigo Charles Hoskinson critica camada 2 do Bitcoin (BTC) foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.