Changpeng Zhao deixa o cargo de presidente do conselho da Binance.US

O ex-CEO da Binance enfrenta uma acusação de crime nos EUA como parte de um acordo com autoridades e reguladores locais.

Changpeng “CZ” Zhao, o ex-CEO da grande exchange de criptomoedas Binance, também deixará seu cargo como presidente do conselho de diretores da exchange norte-americana Binance.US.

Em uma publicação de 28 de novembro no X (anteriormente Twitter), a Binance.US lembrou aos usuários que a bolsa não foi parte do acordo de US$ 4,3 bilhões entre os oficiais dos EUA, a Binance e CZ anunciado em 21 de novembro. No entanto, Zhao concordou em deixar a presidência e “não estará mais envolvido” na governança da Binance.US, transferindo seus direitos de voto através de um procurador.

“Somos excepcionalmente gratos a CZ por sua orientação e conselhos ao longo dos anos”, disse a exchange. “A Binance.US continua a ser liderada por Norman Reed e nossa equipe de gestão existente e experiente.”

No momento da publicação, Zhao não havia comentado publicamente sobre sua decisão de renunciar. Sua última resposta na X disse que ele tinha “muito mais tempo livre” desde que renunciou como CEO da Binance.

Em 21 de novembro, Zhao declarou-se culpado de uma acusação de crime grave por não manter um programa eficaz de Prevenção à Lavagem de Dinheiro durante seu tempo como CEO da Binance. O tribunal está atualmente avaliando se CZ poderá viajar para os Emirados Árabes Unidos enquanto aguarda a sentença. O ex -CEO da Binance pode enfrentar até 18 meses de prisão.

A Binance.US, embora não seja parte do acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, enfrenta um processo movido em junho pela Comissão de Valores Mobiliários contra a bolsa de criptomoedas, a Binance e CZ. A comissão estava supostamente investigando se a Binance.US tinha uma porta dos fundos para controlar os ativos dos usuários — similar ao que aconteceu na FTX.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...