CZ se opõe a tentativa do governo dos EUA de restringir viagens antes da data da sentença

O ex-CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, contestou as afirmações do Departamento de Justiça dos EUA de que ele representa um risco de fuga e pode não retornar antes de sua sentença no próximo ano.

O ex-CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, se opôs aos esforços do governo dos Estados Unidos para bloquear seu retorno aos Emirados Árabes Unidos (EAU) para ficar com sua família enquanto aguardava a sentença após sua confissão de culpa.

Num processo judicial de 23 de novembro, os advogados de Zhao instaram um juiz distrital dos EUA a rejeitar a proposta de alteração das suas condições de fiança, tal como apresentada pelo Departamento de Justiça dos EUA (DOJ). 

Parte de um processo judicial no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Ocidental de Washington. Fonte: CourtListener

Foi ainda reiterado que Zhao deveria receber permissão para deixar os EUA e regressar aos EAU até à sua sentença em Fevereiro de 2024.

Os advogados afirmaram firmemente que ele não tem intenção de permanecer nos Emirados Árabes Unidos para fugir à data da sentença, apesar da potencial pena de prisão de 18 meses.

“Como concluiu o juiz Tsuchida, todos os fatos e circunstâncias demonstram amplamente que o Sr. Zhao não apresenta risco de fuga e deve ser autorizado a residir em casa com a sua família nos Emirados Árabes Unidos enquanto se aguarda a sentença. A moção do governo deve ser negada.”

Além disso, os advogados de Zhao argumentaram que ele assumiu a responsabilidade pelas suas ações ao voar dos Emirados Árabes Unidos para os Estados Unidos.

“Sua intenção é resolver este caso e seria ilógico tomar todas essas medidas materiais sem a intenção de comparecer para receber a sentença”, observou o documento.

Em 22 de novembro, os promotores dos EUA apresentaram um pedido judicial, argumentando que Zhao deveria ser impedido de deixar os Estados Unidos devido ao suposto risco de fuga. 

O DOJ afirma que se Zhao decidir não regressar dos Emirados Árabes Unidos para ser sentenciado, garantir o seu regresso representaria desafios para o governo.

No entanto, de acordo com um documento de fiança apresentado ao tribunal em 21 de novembro, foi divulgado que Zhao tinha uma fiança de rescisão de US$ 175 milhões e se comprometeu a retornar aos EUA 14 dias antes da data da sentença em 23 de fevereiro de 2024.

Isso aconteceu depois que Zhao concordou em renunciar ao cargo de CEO da Binance em meio a se declarar culpado de várias acusações feitas pelo DOJ.

Embora o acordo permita que ele mantenha sua participação majoritária na Binance , ele não poderá ocupar um cargo executivo na exchange de criptomoedas.

O acordo não afeta o litígio pendente que a Binance tem contra a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA; no entanto, resolverá os problemas da empresa com a Commodities Futures Trading Commission.

Você pode gostar...