Chainlink introduz aleatoriedade verificável na rede principal da Ethereum e mira em outras blockchains
Sergey Nazarov: “Já há demanda pela Chainlink VRF para outras redes como a Matic”.
A função de aleatoriedade verificável da Chainlink, ou VRF, fez o seu caminho para a rede principal Ethereum (ETH). A VRF vai fornecer uma fonte descentralizada de aleatoriedade para o ecossistema descentralizado do projeto.
Uma fonte confiável de aleatoriedade é essencial para muitas aplicações, como aquelas nas indústrias de jogos de apostas. O cofundador da Chainlink, Sergey Nazarov, disse ao Cointelegraph que muitas blockchains além da Ethereum, como a Matic Network, dedicada aos jogos, estão interessadas em implantar o VRF do projeto:
“Eu sei que temos entre 10 e 20 usuários anunciados como já o usando desde o momento em que estava apenas na testnet. E eu sei que várias pessoas já o usaram para uma ou duas coisas na rede principal. E também sei que várias das cadeias às quais estamos integrando, curiosamente, sejam elas voltadas para jogos ou não, já têm pessoas alinhadas para usá-lo quando finalizarmos nossa integração a essa cadeia. ”
Assim como acontece com a implementação da função na rede de testes, o primeiro caso de uso de VRF na rede principal Ethereum é um aplicativo gamificado que incentiva os usuários a economizar dinheiro chamado PoolTogether. Seu cofundador, Leighton Cusack, compartilhou sua opinião sobre a importância de ter uma fonte confiável de aleatoriedade:
“O protocolo V3 PoolTogether cria um verdadeiro ‘lego de dinheiro’ para jogos sem perda de prêmios. Um componente essencial disso é gerar aleatoriedade. Usar o Chainlink VRF nos permite mudar de um sistema menos seguro e centralizado para um descentralizado.”
VRF é um aplicativo de computação intensiva que é mais caro em termos de taxas Ethereum do que os oráculos Chainlink regulares. De acordo com Nazarov, a equipe trabalha no VRF há alguns anos. Ele observou que muita coisa mudou na paisagem do Ethereum durante esse ínterim:
“Mas então a dinâmica do preço do gás era muito diferente e havia muito mais jogos no Ethereum. Curiosamente, acho que o que vai acontecer com Chainlink VRF, agora vai ser lançado com sucesso com vários usuários na rede principal Ethereum. Mas esses são os usuários que ainda estão no Ethereum para jogos. E muitos usuários de jogos agora começaram a mudar para outros jogos mais específicos, que também é onde teremos o Chainlink VRF em breve. ”
A integração com outros blockchains compatíveis com EVM é relativamente simples para VRF da Chainlink, disse Nazarov. Ele acredita que, embora a adoção inicial dessa tecnologia venha do espaço do blockchain, mais cedo ou mais tarde ela fará uma ponte para outras indústrias. No momento, muitos deles já empregam seus próprios métodos confiáveis de geração de aleatoriedade e não estão especialmente ansiosos para superar os obstáculos de adotar uma alternativa descentralizada. Nazarov supôs que um grande escândalo poderia mudar tudo isso:
“De vez em quando, na indústria de jogos, você vê esse tipo de preocupação dos usuários, alguns sites de jogos em algum lugar liderando os usuários de dentro do site de jogos ou vê um escândalo com alguma coisa de jogo que é regulamentada, mas alguns funcionários ainda estava jogando e ainda conseguiu vencer outros jogadores. E acho que sempre que isso acontece, as empresas maiores começam a buscar soluções adicionais ”.
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