Chainalysis agora pode rastrear ‘moedas de privacidade’ como Zcash e Dash

Chainalysis põe ‘moedas de privacidade’ em xeque e adiciona suporte para Zcash e Dash.

Em 8 de junho, a Chainalysis anunciou o suporte às moedas de privacidade Zcash (ZEC) e Dash (DASH), facilitando o rastreamento pela polícia destas moedas.

Chamar o Dash de moeda de privacidade é impróprio

A empresa afirma que pode rastrear a grande maioria das transações do Zcash e Dash devido ao fato de a maioria dos usuários não usar recursos de aprimoramento de privacidade. Quando se trata de Dash, Chainalysis chega ao ponto de dizer que chamá-lo de ‘moedas da privacidade’ é impróprio, conclui:

“De fato, os softwares de carteira independentes fornecem formas mais avançadas de CoinJoin que estão sendo usadas com as principais criptomoedas não rotuladas como moedas de privacidade, como Bitcoin, Bitcoin Cash e Litecoin”.

Dash feliz com suporte da Chainalysis

Em comunicado à Cointelegraph, o CEO do Dash Core Group, Ryan Taylor, disse:

“O Dash oferece aos usuários a opção de transações com privacidade aprimorada, porque a segurança do usuário é importante para a adoção principal da criptomoeda e existe para os usuários finais que valorizam essa funcionalidade. Ao mesmo tempo, a Chainalysis é um fornecedor líder de análises avançadas de AML e blockchain. isso é necessário para as empresas de serviços financeiros que precisam equilibrar as necessidades de privacidade e as necessidades de conformidade.Por fim, ambas promovem o uso seguro de criptomoedas, enquanto garantem o acesso aos mercados financeiros herdados, por isso estou satisfeito por a Chainalysis ter optado por implementar o Dash em sua plataforma. “

Esse nível de satisfação do CEO de uma organização que vende privacidade a seus usuários é um tanto desconcertante. É compreensível que uma maior conformidade possa acelerar a adoção de uma criptomoeda; No entanto, essa disponibilidade pode alienar muitos usuários.

As moedas de privacidade são confrontadas com um dilema desconfortável que, em termos simplificados, poderia ler: cumprir ou morrer de asfixia do governo. Por exemplo, várias exchanges listaram Monero recentemente. É compreensível que os governos de todo o mundo desejem ter maior transparência nas criptomoedas, que podem ser usadas para fins ilícitos. Ao mesmo tempo, diante do alcance cada vez maior do governo, algumas pessoas sentem uma maior necessidade de ferramentas para melhorar a privacidade.

Agora, pelo menos, o Dash parece menos com uma dessas ferramentas. Da mesma forma, o Zcash emprega zk-SNARKs, o que, em teoria, deve permitir o máximo de privacidade para os usuários. Segundo Chainalysis, apenas 0,9% de suas transações são totalmente protegidas:

“Portanto, mesmo que a ofuscação no Zcash seja mais forte devido à criptografia zk-SNARK, a Chainalysis ainda pode fornecer o valor da transação e pelo menos um endereço para mais de 99% da atividade do ZEC.”

O Zcash recusou o pedido por comentários do Cointelegraph.

Recentemente, os pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon concluíram que 99,9% das transações com Zcash e 30% com Monero (XMR) eram rastreáveis.

LEIA MAIS

Você pode gostar...