CEO do JP Morgan alerta sobre crise econômica e mercados reagem
Jamie Dimon, atual CEO do JP Morgan Chase, disse que o banco está se preparando para uma possível crise econômica . A declaração causou um momentâneo pânico em diversos mercados, incluindo o de criptomoedas.
Parece que não é somente Elon Musk que tem o poder de movimentar os mercados financeiros com suas declarações. Durante uma conferência realizada nesta quarta-feira (1), o líder do maior banco de investimentos do mundo deu a sua visão sobre uma possível recessão global.
Fazendo alusão ao furacão Sandy, que matou mais de 200 pessoas em 2012 , Dimon quis garantir que o JP Morgan estaria preparado para suportar um período mais longo de baixas do mercado:
“Estamos nos preparando. É um furacão. Esse furacão está bem ali, descendo a estrada, vindo em nossa direção. Não sabemos se é uma tempestade menor ou se é uma supertempestade Sandy.”
Porém, as palavras do empresário acabaram se tornando uma profecia autorrealizável, fazendo o preço de diversos ativos ao redor do mundo cair.
BTC tem queda inesperada e derruba demais criptomoedas
Após semanas de baixa, o mercado cripto dava sinais de recuperação, com o Bitcoin (BTC) conseguindo ultrapassar novamente os US$ 32.000 na terça-feira (1). Anteriormente, a última vez que isso ocorreu havia sido no dia 11 de maio.
Saltos ainda maiores foram vistos nos preços de diversas altcoins. A Cardano (ADA), por exemplo, chegou a disparar mais de 40% nos dois primeiros dias dessa semana. No entanto, o “efeito Dimon” aconteceu, virando o jogo para as criptomoedas.
Em apenas algumas horas, o BTC caiu 7%, voltando a ser negociado no fechamento da matéria abaixo de US$ 30.000, segundo o TradingView. As principais altcoins estão tendo desvalorizações ainda piores, se aproximando dos 10% de queda nas últimas 24 horas.
- Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
Mercados tradicionais também sofrem perdas
Não foi somente o mercado cripto que reagiu as declarações do CEO do JP Morgan. O S&P 500, um dos principais índices da economia, caiu 2% logo após a fala de Dimon. Queda semelhante foi vista no Dow Jones.
Vale destacar que ambos os índices estavam em tendência de alta nos últimos dias. Além das repentinas quedas, ambos tiveram um volume de negociações muito acima de suas médias, o que mostra um FOMO após os comentários do banqueiro.
Ações de diversas empresas dos EUA também foram afetadas, em especial as bigh techs e companhias relacionadas ao mercado cripto. Sobre isso, o investidor Jim Chanos, comentou que apesar das ações da Coinbase já terem caído mais de 80% em relação a sua máxima histórica, elas ainda estão “tremendamente supervalorizadas”.
Outro que possui uma visão pessimista sobre o momento atual é Elon Musk. Nas últimas duas semanas, o homem mais rico do mundo disse que uma forte crise econômica pode atingir os EUA pelos próximos 18 meses, afirmando que diversas falências devem ocorrer neste período.
O artigo CEO do JP Morgan alerta sobre crise econômica e mercados reagem foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.