CEO da Binance faz live após roubo de 7 mil Bitcoins e recebe ofertas de ajuda para cobrir prejuízo

Changpeng Zhao (CZ), CEO da Binance, dedicou sua sessão de perguntas e respostas (AMA) ao vivo no Twitter para tratar das preocupações da comunidade após o roubo de 7.000 bitcoins, equivalente a R$ 160 milhões. A sessão foi transmitida ao vivo no dia 8 de maio, à meia noite, horário de brasília.

Como relatado anteriormente, a Binance sofreu um grande roubo, supostamente conduzido por táticas que incluíam phishing e vírus para obter um grande número de códigos 2FA e chaves de API.

A violação de segurança resultou em um saque de cerca de 7.000 Bitcoins (BTC) de hot wallets da exchange, em uma transação que não foi detectada pelos sistemas de segurança da empresa.

No AMA, CZ observou que os hackers eram avançados, persistentes e pacientes e esperaram até coletar um volume significativo de dados roubados de contas antes de executar o ataque.

Na sequência do incidente, CZ disse que a exchange estava “concentrada na reconstrução e recuperação” de seu sistema, e que retiradas e depósitos só seriam reativados quando isso fosse concluído – provavelmente em torno de uma semana.

Durante a AMA e depois em um tweet, o CEO revelou que a exchange havia considerado – mas rejeitado – responder ao hack com a chamada abordagem “blockchain re-org”: isto é, com o objetivo de incentivar os mineradores a formar um consenso para exercer um “ataque” de 51% do poder de hashing da rede para reorganizar as transações da blockchain após o roubo.

Como uma resposta evidentemente centralizada ao hack, a ideia foi fortemente criticada por muitos usuários da comunidade. Embora admitindo suas possíveis vantagens, CZ anunciou que a Binance havia rejeitado a ideia, já que arrisca danificar a credibilidade do Bitcoin, e poderia causar “uma divisão tanto na rede Bitcoin quanto na comunidade” – ambos superam a ostensiva vingança de US$ 40 milhões, disse ele. Ele também observou as pequenas chances de sucesso da abordagem.

O CEO também usou o AMA para agradecer aos membros da comunidade por suas generosas ofertas de suporte, incluindo Justin Sun, Coinbase, QKC e vários outros – Sun se ofereceu a depositar pessoalmente os 7.000 BTC para compensar o prejuízo da Binance.

CZ disse que a exchange tinha fundos suficientes para cobrir o roubo, através de seu Secure Asset Fund for Users (Fundo seguro de Ativos para Usuários) criado em julho de 2018 como um tipo de seguro de emergência.

Ele também descreveu os conselhos de segurança da equipe para os usuários, dizendo que é altamente recomendável que os usuários redefinam seus 2FAs e que os traders que usam a API mudem suas chaves para garantir a segurança.

O hack de ontem representou o mais alto nível de uma série de hacks de exchanges cripto até agora em 2019 – incluindo Cryptopia, CoinBene, DragonEx e Bithumb. Até o momento desta publicação, a Binance era a  maior exchange do mundo, tendo uma perda de 6,65% no volume diário de transações.

*Conteúdo disponibilizado por parceria entre Portal do Bitcoin e Cointelegraph


3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

O post CEO da Binance faz live após roubo de 7 mil Bitcoins e recebe ofertas de ajuda para cobrir prejuízo apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Você pode gostar...