‘Bancos centrais devem estar prontos para as CBDCs’, diz executivo do Banco do Canadá
Timothy Lane diz que o banco central canadense está desenvolvendo uma CBDC “em um bom ritmo”.
De acordo com uma matéria de 15 de outubro da The Canadian Press, Banco do Canadá ou BoC, o vice-governador Timothy Lane disse que os bancos centrais deveriam ter sua própria moeda digital pronta caso os reguladores realmente consigam bloquear o token Libra do Facebook. Eles também observaram a importância potencial de tal ativo como uma possível solução para as realidades econômicas do COVID-19.
Lane falou em um painel de discussão online patrocinado pela Conferência de Pagamentos do Banco Central, afirmando que o Banco do Canadá tem desenvolvido uma moeda digital para o banco central, ou CBDC, em “um bom ritmo”.
Ele disse que o banco precisaria realizar consultas sobre o que os canadenses esperam de uma moeda digital, mas acrescentou que os esforços do Facebook para introduzir Libra podem ajudar a melhorar os pagamentos internacionais. Ele também observou que isso poderia ajudar pessoas desbancarizadas e com contas em bancos a se tornarem parte da economia global.
Os comentários do vice-governador são uma mudança em relação aos do pré-pandemia de fevereiro, quando ele declarou que “não havia um caso convincente” para o banco criar uma CBDC.
O banco central do Canadá divulgou recentemente um relatório chamando as CBDCs de “arriscadas”, dada a competição entre criptomoedas e bancos, e como a moeda digital é usada para transações.
Esta história está em desenvolvimento e será atualizada.
LEIA MAIS