Bancos centrais da França e da Suíça anunciam teste bem sucedido de CBDC
Embora o projeto tenha sido um sucesso, os bancos centrais alertaram que livros de regras, procedimentos de contingência e recursos de monitoramento significativos eram necessários para garantir o sucesso de uma CBDC.
Na quarta-feira (8), o Banque de France (BdF), o BIS Innovation Hub (BISIH) e o Swiss National Bank (SNB) anunciaram o sucesso de uma corrida-piloto de uma moeda digital de banco central de atacado (wCBDC), intitulada Project Jura. O projeto, que visava investigar a liquidação transfronteiras com wCBDCs de euros e francos suíços, foi lançado em uma plataforma de tecnologia de razão distribuída de terceiros.
A tecnologia experimental explorada no Project Jura consistia em uma rede descentralizada ponto a ponto de nós de computador (Corda) para validar as transações e, ao mesmo tempo, garantir que todas as regras legais, regulamentares e comerciais das nações governantes sejam satisfeitas. Seguidamente, procedeu-se à tokenização das referidas moedas fiduciárias e do Negotiable European Commercial Paper, um instrumento de dívida de curto prazo (um ano ou menos) denominado em euros. Por fim, o Project Jura analisou as redes de infraestrutura que permitem liquidação bruta de transações em tempo real, digitalização de títulos e registro de ativos digitais.
Embora o teste tenha sido bem-sucedido, ele não garante a emissão de uma wCBDC por autoridades suíças, francesas ou da União Europeia. O relatório concluiu que “as wCBDCs podem ser incorporadas em novos acordos de liquidação que podem mudar a estrutura e o funcionamento dos mercados de capitais, mercados monetários e mercados de câmbio estrangeiro”, afirmando que:
“A ampliação do uso do dinheiro do banco central por meio de um acesso mais amplo ou do aumento da liquidação internacional poderia catalisar essas mudanças, assim como uma integração mais profunda de moedas com outros ativos e títulos digitais.”
Arquitetura Experimental de EUR/CHF Digital | Fonte: BISIH
VEJA MAIS: