Banco Central avisa Bancos que não tem dinheiro suficiente para enviar para todas instituições

Medidas de auxílio a economia como liberação do FGTS e Auxílio Emergencial fizeram dinheiro “acabar” e Banco Central já avisa que não tem moeda para atender todo mundo

O Banco Central do Brasil está avisando os bancos do país que não tem dinheiro suficiente para atender a demanda das instituições.

A escassez de dinheiro físico do Banco Central ocorre em um momento de alta demanda pela moeda nacional devido a crise econômica causada pelo coronavírus.

Para amenizar os efeitos da crise o Governo Federal liberou saque de parte do FGTS e anunciou a distribuição do Auxílio Emergencial de R$ 600.

Contudo a quantidade de dinheiro físico do Brasil não foi sufidente para acompanhar a demanda pelass medidas de distribuição de renda.

Assim, segundo o jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o BC já vem comunicado as agências de que não terá dinheiro para todo mundo,

“O Banco Central, extraoficialmente, está avisando aos bancos que enviará menos recursos nas próximas semanas. Algumas instituições estão recebendo até 80% menos dinheiro em espécie do que a necessidade para o período.”, destacou Jardim.

Falta de dinheiro

Contudo o problema não é novo e vem afetando diversos estados no Brasil.

Como mostrou o Cointelegraph, a população de Tabatinga no Estado do Amazonas não está conseguindo sacar o dinheiro que possui nos bancos, pois as instituições financeiras não tem dinheiro para pagar os usuários.

A falta de dinheiro chegou também em Manaus e em outras cidades do Estado obrigando pessoas a madrugar nas filas em busca de dinheiro.

Em alguns casos, pessoas relatam que demoraram até 6 dias para conseguir sacar o dinheiro que tinham em conta.

“A população de diversos estados não está conseguindo fazer saques, pois as instituições financeiras não contam com os recursos em papel. O pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial do governo federal tem agravado a situação”, reforçou Jardim.

Dinheiro digital

Embora críticos ao Bitcoin e as criptomoedas, em busca de resolver o problema da falta de dinheiro os bancos têm buscado impulsionar o uso do “dinheiro digital”.

Neste sentido, a Caixa Econômica Federal por exemplo lançou um sistema de pagamentos via QR Code em busca de evitar que a população vá ao banco em busca de dinheiro físico.

A iniciativa teve grande adesão e  o Caixa Tem, app de Caixa para viabilizar os pagamentos digitais, foi baixado mais de 113,1 milhões de vezes.

Banco Central quer ir “acabando” com o dinheiro físico

Porém, embora a escassez de dinheiro físico seja um problema na pandemia atual já que tem obrigado pessoas a se aglomerar em agências o próprio Banco Central pretende desestimular o uso do dinheiro físico.

Nesta linha, recentemente, o presidente do Banco Central, Roberto Campo Neto destacou que as operações com dinheiro físico envolvem um custo muito alto, quando comparado ao dinheiro digital.

Segundo ele, o dinheiro físico precisa ser impresso, transportado, ter segurança, entre outros pontos que tornam seu custo operacional alto.

Por isso o BC também vem estimulando e desenvolvendo formas de pagamentos digitais no país.

“(Pix e Open Banking) vão ser uma ajuda muito grande também na forma de desintermediar essa necessidade de as pessoas terem dinheiro físico”, disse.

Fim do dinheiro?

Dois fatos ocorridos recentemente também reforçam como o dinheiro físico vem se tornando obsoleto.

Em um deles, o Governo do Distrito Federal, aprovou a Lei 6582 que impede o uso de dinheiro físico no pagamento de serviços de transporte por aplicativo.

Segundo a Lei, que já foi aprovada pela Assembleia Legislativa do DF, os pagamentos, para este tipo de serviço, devem ser realizados apenas por meio eletrônico.

“§ 2º Fica vedado o pagamento de viagens em dinheiro, devendo as viagens realizadas pelos prestadores do STIP/DF ser pagas pelos usuários exclusivamente de forma eletrônica”

A Lei entrará em vigor em 120 dias e também estabelece outras medidas para empresas como Uber, 99 e outras que operam no ramo de transporte por app.

Já no Amazonas, pessoas estão enfrentando dificuldades para sacar o dinheiro que possuem no Banco, já que as instituições financeiras do Estado estão com falta de notas.

Há relatos de pessoas que ficaram até 6 dias sem acesso ao dinheiro que possuíam no Banco por conta deste problema.

LEIA MAIS

Você pode gostar...