Banco Central da Rússia espera que projeto de lei de cripto seja adotado na primavera de 2019
A primeira vice-governadora do banco central russo disse que o banco espera que o projeto local de cripto seja adotado na sessão de primavera.
O banco central da Rússia acredita que o projeto de lei sobre a regulação de cripto está pronto o bastante para ser adotado na primavera de 2019, informou a agência de notícias local TASS em 22 de maio.
Olga Skorobogatova, primeira vice-governadora do banco central russo, afirmou que o banco espera que o projeto de cripto “Sobre Ativos Financeiros Digitais” (AFD) seja adotado durante a sessão de primavera de 2019, de acordo com a ordem do presidente do país, Vladimir Putin.
Falando em uma recente reunião do Parlamento, Skorobogatova argumentou que o AFD, bem como um projeto de lei sobre crowdfunding e outros projetos relacionados a cripto, estão em um “grau suficientemente alto de preparação” para serem adotados durante a sessão.
O funcionário também enfatizou que todos esses projetos de lei são “cruciais para o país e permitirão a implementação de novos projetos”. Por outro lado, o primeiro-ministro russo e ex-presidente Dmitry Medvedev declarou recentemente que a regulação de cripto não é uma prioridade para as autoridades russas porque as criptos “perderam sua popularidade”.
Na terça-feira, o presidente do Comitê de Mercado Financeiro do Parlamento russo revelou que as autoridades russas tiveram que adiar a segunda leitura do AFD devido a uma ordem do Força Tarefa de Ação Financeira para a Lavagem de Dinheiro (FATF, na sigla em inglês).
Embora a FATF tenha obrigado a Rússia a legislar sobre termos importantes do setor, como “criptomoedas” e “Bitcoin (BTC)”, o banco central da Rússia teria influenciado os legisladores a evitar incluir parte da terminologia do projeto.