Associação do Banco Central está em busca de projetos de stablecoins, pagamentos com blockchain e soluções para o Real Digital

A Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) está em busca de projetos de stablecoins, pagamentos com blockchain e soluções para o Real Digital

A Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) está em busca de projetos de stablecoins, pagamentos com blockchain e soluções para o Real Digital e para isso anunciou a abertura de inscrições abertas para a segunda edição do Next, programa de aceleração de fintechs com alto potencial de crescimento.

O desafio conta com a parceria das empresas mantenedoras Mercado Bitcoin, Elo, Sinqia, Nuclea (CIP) e Finansystech,  além do apoio da Numerik e MCS Law.

Os interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscrever no processo seletivo, que é dividido em três etapas: Aplicação Online, Entrevistas Técnicas e Pitch Day. A divulgação dos selecionados e seus projetos acontece no dia 08 de março.

O Next contará com mentorias dos mantenedores e também da Fenasbac, para desenvolver soluções que possam beneficiar a sociedade e contribuir para um Sistema Financeiro Nacional moderno e mais competitivo, além de fortalecer o ecossistema financeiro brasileiro.

Entre os mentores do Next estão nomes como Reinaldo Rabelo, CEO Mercado Bitcoin, Erik Oioli, Managing Partner na VBSO Advogados, Courtnay Guimarães, Blockchain Chief Scientist – Avanade, Diego Perez, presidente ABFintechs, Martha de Sá, CEO Vert Capital, Keiji Sakai, investidor e advisor Bolsa OTC, Carlos Augusto de Oliveira, CEO Certdox, Jihane Halibi, fouding partner Habili Advogados, e Giresse Cortini, diretor de Canais Digitais do Serasa.

Blockchain

Para o batch #2, a Aceleração Next busca projetos relacionados a fluxo financeiro internacional via blockchain; inclusão financeira com infraestrutura em blockchain; novos fluxos de pagamentos em registros distribuídos; uso de inteligência de dados para redução de inadimplência; Inteligência Artificial para dados do Open Finance; projetos de infraestrutura para o Real Digital e stablecoins; além de projetos de tokenização e gestão completa de ativos digitais. 

Líder de projetos de inovação da Fenasbac, Danielle Teixeira, destaca que o Next é feito para fintechs e empresas com projetos financeiros robustos, de base tecnológica e inovadora, alinhadas aos principais desafios financeiros atuais. Segundo ela, trata-se de uma grande oportunidade para os participantes. 

“O programa é bem completo e, sem dúvidas, representa um grande ganho para as fintechs. Há a chance de fazer networking, obtendo conexões importantes com grandes empresas e construindo relações significativas. Todo o ambiente é cuidadosamente desenvolvido com o intuito de encurtar o caminho de desenvolvimento para as fintechs e ajudá-las a evoluírem de forma mais rápida e assertiva, tanto no âmbito de negócios e produtos, como de regulação. O conhecimento adquirido é muito grande”, afirma Danielle 

Em 2022, foram 60 inscrições, mais de 90 horas de mentorias, 200 horas de atividades, 60 conexões com o mercado e seis projetos pilotos.

LEIA MAIS

Você pode gostar...