Criptomoeda do Banco Central é ‘inevitável’, diz Patrick Harker, do Fed
As moedas digitais do banco central são “inevitáveis”, diz Patrick Harker, presidente do Federal Reserve Bank da Filadélfia.
Patrick Harker, presidente do Federal Reserve Bank da Filadélfia, está confiante de que as moedas digitais do banco central são inevitáveis.
Como a Reuters informou em 2 de outubro, Harker expressou a idéia de que os bancos centrais – incluindo o Federal Reserve – inevitavelmente vão aprovar as moedas digitais.
Ainda assim, Harker acredita que os Estados Unidos não devem devem ser os pioneiros, dado o papel do dólar como moeda de reserva mundial e a necessidade de testar novas tecnologias. Ele declarou o seguinte em uma conferência em relação às moedas digitais:
“É inevitável … Acho que é melhor começarmos a olhar para isso com outros olhos”.
Não num futuro próximo
Harker fez suas observações em resposta a uma pergunta sobre a decisão do Federal Reserve de desenvolver seu próprio sistema de pagamentos instantâneos – chamado FedNow – que foi anunciado no início de agosto. Ele disse:
“Eu estou olhando para os próximos cinco anos. O que vem depois? Eu acho que é algo em torno da moeda digital.”
Como o Cointelegraph reportou recentemente, os bancos do Conselho Consultivo Federal disseram ao Federal Reserve que o projeto Libra do Facebook criará potencialmente um sistema de “banco paralelo”, apontando os riscos de possível declínio nas contas de depósito à vista e nos volumes de pagamentos bancários.