Banco Central decide adiar fase final do Open Banking para 2022

Banco Central vai dar preferência para integrar o Pix ao Open Banking e deixa a fase final do sistema para 2022.

O Banco Central do Brasil decidiu adiar em mais de um ano a implementação total do Open Banking, sistema que permitirá a portabilidade de dados financeiros dos cidadãos e a integração de todas as informações em uma só plataforma.

A fase final do Open Banking estava proposta para entrar em operação em agosto de 2021, mas na semana passada o Conselho Monetário Nacional CMN) e o BC anunciaram adiamento para setembro de 2022.

Diogo Silva, chefe do Departamento de Regulação do BC, explicou o adiamento dizendo que as etapas do open banking vão precisar de mais testes antes do lançamento completo:

“Temos várias entregas [de etapas do open banking] simultâneas e as instituições precisam testar as implementações e buscar certificações. Elas querem conferir antes de estar disponível para os consumidores”

O Open Banking lançou sua primeira fase em fevereiro, permitindo o compartilhamento de informações sobre produtos, serviços, redes de atendimento e localização de agências.

No próximo 15 de julho, o sistema também vai permitir a troca de informações cadastrais e operações financeiras, com os clientes podendo autorizar e solicitar a portabilidade de informações de suas informações financeiras.

Com a mudança, a terceira fase, de 30 de agosto, vai incluir os serviços de transferências do Pix, sistema de transações rápidas do BC lançado em novembro de 2020. Inicialmente, todos os meios de pagamento seriam incluídos nesta fase. Segundo Diogo Silva, o sistema do Pix, por ser integrado ao Banco Central, terá a preferência sob os demais métodos por enquanto:

“Há grande aceitação do Pix por parte da população e, no futuro, parece natural que ele substitua a TED, por exemplo”

Com o adiamento, as transferências para contas do mesmo banco e os TEDs devem integrar o Open Banking só em 15 de fevereiro de 2021. Em 30 de junho do ano que vem será a vez dos boletos bancários e a última fase, em 30 de setembro de 2021, finalmente adicionará o débito em conta, na última fase de implementação.

LEIA MAIS

Você pode gostar...