Credores da Celsius alegam que Wintermute facilitou o ‘wash trading’, aponta reportagem

Foi alegado que os executivos da Celsius supostamente envolveram Wintermute na facilitação do “wash trading” para manipular “fraudulentamente” os volumes de negociação na plataforma Celsius.

Os credores da plataforma de empréstimo de criptomoedas falida Celsius Network alegam que o formador de mercado de criptomoedas Wintermute ajudou os executivos da Celsius a manipular o preço da Celsius (CEL) por meio de negociações de mercado inadequadas.

De acordo com uma reportagem da Bloomberg de 23 de junho, que citou um recente processo judicial, os credores da Celsius recentemente alteraram seu processo no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito de Nova Jersey para alegar que os executivos da Celsius contrataram a Wintermute para participar do wash trading.

O wash trading é uma forma de manipulação de mercado que cria a ilusão de que um determinado ativo está sendo negociado em um volume maior do que realmente está.

Processo judicial de 19 de junho. Fonte: assets.bwbx.io

A Wintermute supostamente ajudou o CEO da Celsius, Alex Mashinsky, e outros executivos a “manipular ilegalmente e lucrar com a negociação ilegal de Tokens CEL não registrados”.

Os credores alegaram que tanto os executivos da Celsius quanto a Wintermute agiram com “cienter em conexão com os atos manipulativos alegados”.

“O réu Wintermute e os réus executivos participaram de um esquema que inflou artificialmente o volume de negociação dos tokens CEL vendidos e comercializados pela Celsius.”

De acordo com o processo, o suposto esquema foi descoberto por meio de “conversas internas publicamente disponíveis” entre os executivos da Celsius.

Alegou-se ainda que os executivos da Celsius envolveram a Wintermute nessas atividades de “formação de mercado impróprias” por volta de março de 2021 “até que a Celsius congelou as retiradas em junho de 2022”.

Processo judicial de 19 de junho. Fonte: assets.bwbx.io

Foi relatado que a Celsius não tinha medidas em vigor para prevenir a formação de mercado inadequada.

“Os supostos controles eram praticamente inexistentes, e aqueles que existiam não monitoravam ou protegiam contra ‘wash trading’ ou auto-negociação”, afirmou-se.

Isso ocorre depois que foi relatado recentemente que os ativos da Celsius haviam sido adquiridos por meio de um leilão.

Em 25 de maio, foi relatado que o consórcio cripto Fahrenheit foi o licitante bem-sucedido para adquirir os ativos da Celsius, anteriormente avaliados em 2 bilhões de dólares.

O consórcio obteve o portfólio de empréstimos institucionais da Celsius Network, criptomoedas apostadas, unidade de mineração e outros investimentos alternativos, quase um ano depois que a Celsius inicialmente entrou com pedido de falência no Capítulo 11 em julho de 2022.

O Cointelegraph entrou em contato com a Wintermute para comentar, mas não recebeu uma resposta até a publicação.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...